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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2015.tde-10082015-111824
Documento
Autor
Nome completo
Augusto Takerissa Nishimura
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Albuquerque, Lindolfo Galvao de (Presidente)
Guedes, Liliana Vasconcellos
Leite, Nildes Raimunda Pitombo
Maccari, Émerson Antonio
Rodrigues, Ana Carolina de Aguiar
Título em português
Avaliação de programas de doutorado em Administração sob a perspectiva dos egressos
Palavras-chave em português
Administração - Estudo e ensino
Avaliação de programas educacionais
Egressos
Indicadores de desempenho
Indicadores de qualidade
Pós-Graduação
Resumo em português
Com a expansão do sistema educacional, em especial do ensino superior no Brasil, intensificou-se a preocupação com a qualidade das instituições educacionais. A pesquisa sobre egressos (ex-alunos) é considerada um dos importantes meios para informar sobre a qualidade institucional e demonstrar os impactos gerados na sociedade. Apesar disso, é observado que as instituições brasileiras raramente utilizam os egressos como fonte de informações para os cursos, e quando captam informações, não as utilizam eficazmente para a melhoria da qualidade educacional. Nesse contexto, esta Tese tem como pergunta de pesquisa: Que indicadores podem subsidiar a avaliação, sob a perspectiva dos egressos, como ferramenta para o aperfeiçoamento dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu? Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: (a) proposição teórica das dimensões e dos indicadores para Avaliação de Programas de Doutorado em Administração, sob a perspectiva dos egressos; e (b) aplicação desse conjunto de indicadores, junto a uma amostra de egressos, por intermédio de um e-survey, para Avaliação de um Programa de Doutorado em Administração. Os resultados propõem a classificação dos indicadores em três dimensões: (1) Avaliação das Repercussões (mensuração das mudanças ocorridas no nível individual em função de uma determinada intervenção educacional); (2) Avaliação do Relacionamento (análise do nível de participação, envolvimento e engajamento dos alunos e dos egressos na vida da Instituição/Programa) e (3) Avaliação da Qualidade dos Serviços (visão dos egressos sobre a estrutura e os serviços prestados pela Instituição/Programa de formação). A aplicação e validação do conjunto de indicadores, em uma amostra de 141 egressos, mostraram serem válidos e consistentes os instrumentos utilizados e as dimensões propostas, permitindo chegar a constatações com relação às repercussões, ao relacionamento e ao nível de qualidade do Programa de Doutorado avaliado. Nesse sentido, a principal contribuição desta pesquisa reside na proposição das dimensões e indicadores para avaliação de Programas de Doutorado em Administração, a partir da visão dos egressos, que podem ser ratificadas em futuras pesquisas, com replicação dessas dimensões e dos indicadores em Programas de diferentes instituições ou áreas
Título em inglês
Evaluation of doctoral programs in business administration according alumni's perspective
Palavras-chave em inglês
Administration
Alumni
Educational programs evaluation
Performance indicators
Post-Graduation
Quality indicators
Study and teaching
Resumo em inglês
With the expansion of the educational system, especially higher education in Brazil, concerns about the quality of educational institutions were intensified. Research on graduates (alumni) is considered one of the main sources to inform about the educational quality and to demonstrate the impacts on society. Nevertheless, it is observed that Brazilian institutions rarely consider alumni as a source of information for their courses, and when these institutions capture information, they do not apply them effectively for improving the educational quality. In this context, this Thesis presents the following research question: What indicators can support the evaluation, from alumni's perspective, as a tool for improvement of Graduate Stricto Sensu Programs? Therefore, the study was conducted in two stages: (a) theoretical proposition of dimensions and indicators for evaluation of Doctoral Programs in Business Administration, according alumni's perspective; and (b) application of this set of indicators in a sample of graduates, through an e-survey, for evaluation of a Doctoral Program in Business Administration. The results suggest the classification of indicators in three dimensions: (1) Impact Evaluation (measurement of changes at the individual level in terms of a particular educational intervention); (2) Relationship Evaluation (analysis of the level of participation, involvement and engagement of students and graduates in the Institution/Program life) and (3) Services Quality Evaluation (the alumni insight into the structure and the services provided by the institution / training program). The application and validation of the set of indicators, in a sample of 141 graduates, showed that the tools used and the proposed dimensions are valid and consistent, allowing reach findings regarding the impact, the relationship and the quality level of the evaluated Doctoral Program. In this sense, the main contribution of this research is the proposition of dimensions and indicators for evaluation of Doctoral programs in Business Administration, from the alumni's perspective, which can be ratified in future researches, with replication of these dimensions and indicators in programs of different institutions or areas.
 
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Data de Publicação
2015-09-08
 
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