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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2014.tde-09122014-155759
Documento
Autor
Nome completo
Samantha Mazzero
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Campomar, Marcos Cortez (Presidente)
Oliveira, Braulio Alexandre Contento de
Romeiro, Maria do Carmo
Título em português
Métricas para o accountability em marketing: uma análise em empresas da indústria farmacêutica
Palavras-chave em português
Accountability
Alocação de recursos
Marketing
Métricas para o desempenho
Resumo em português
Em um ambiente altamente competitivo, onde a disputa por clientes rentáveis torna-se cada vez mais acirrada, a crescente importância das ações de marketing como atividades estratégicas ganham destaque. Este papel traz consigo cobranças, deveres e responsabilidades a serem cumpridas em um ambiente corporativo. Torna-se natural que a alta gestão das companhias exija avaliações de desempenho pautadas pela mensuração dos resultados através de métricas bem definidas e estabelecidas. Mais que indicadores de resultados, as corporações necessitam justificar seus investimentos com maior responsabilidade de forma a garantir transparência junto aos Stakeholders, assim como proporcionar uma melhor remuneração aos Shareholders. Os princípios de Governança Corporativa, Accountability e Compliance tornam-se essenciais nas corporações que exercem as melhores práticas de mercado e utilizam métricas de desempenho como meio de prestação de contas. Àquelas que possuem orientação para mercado necessitam de métricas adequadas e específicas que meçam a satisfação do cliente visando assegurar-lhes uma entrega de valor superior frente aos competidores, pois clientes são ativos de marketing significativos e geram valor para o acionista. Esta dissertação tem por objetivo estudar métricas de desempenho, que são utilizadas regularmente pelos gestores de marketing para análise de resultados, alocação de recursos e Accountability. Para que o objetivo ora proposto fosse alcançado, o estudo foi organizado em duas etapas, onde a primeira aborda o levantamento do referencial teórico, que visou organizar o conhecimento das métricas de desempenho proposto em literatura, sobre a evolução do pensamento de marketing e sua influência no desenvolvimento e utilização de métricas para aferir resultados, alocação de recursos, valor para o Acionista, Accountability em marketing e seus objetivos, orientação para mercado e Métricas de desempenho e aplicações. A segunda etapa abrange a pesquisa empírica, que proporcionou a identificação das métricas mais difundidas e utilizadas pelas empresas farmacêuticas de medicamentos isentos de prescrição no Brasil e seus gestores de marketing, para aferir resultados, subsidiar alocação de recursos e Accountability em Marketing, bem como àquelas que são consideradas mais importantes por estes profissionais. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma abordagem quantitativa, através de levantamento, utilizando um questionário estruturado (survey), via internet, o qual foi aplicado em gestores de marketing de empresas farmacêuticas de medicamentos isentos de prescrição. A análise dos dados obtidos por meio da pesquisa empírica foi descrita de forma detalhada, assim como os achados da utilização das métricas em acordo com perfil da empresa, seja por tamanho ou origem. Dentre os principais resultados encontrados e por meio da análise das evidencias apresentadas, as métricas mais utilizadas são as métricas de margens e lucros e financeiras, quando analisamos empresas multinacionais, e, as empresas nacionais, embora também façam uso das métricas de margens e lucros, utilizam com mais intensidade em seu lugar as métricas de mapeamento, segmentação e posicionamento de mercado, associadas às financeiras.
Título em inglês
Metrics for marketing accountability: an analysis in the pharmaceutical companies
Palavras-chave em inglês
Accountability
Marketing
Performance metrics
Resource allocation
Resumo em inglês
In a highly competitive environment where competition for profitable customers becomes increasingly fierce, the growing importance of marketing actions as strategic activities is highlighted. This importance carries duties, responsibilities, and requests to be met in a corporate environment. It becomes natural that top management of companies requires performance evaluations based on well-defined and established measurements of results. More than indicators of results, corporations need to justify their investments with greater responsibility to ensure transparency with stakeholders, as well as provide better remuneration to Shareholders. Principles of Corporate Governance, Accountability and Compliance become essential in corporations that exert the best market practices and use performance metrics as a means of accountability. Those that have market orientation require appropriate and specific metrics that measure customer satisfaction in order to ensure the delivery of superior value compared to competitors, because customers are marketing assets and generate significant shareholder value. This thesis aims to study performance metrics, which are regularly used by marketing managers to analyze results, resource allocation and Accountability. To reach the proposed objective, this study was organized in two parts: the first deals with the survey of theoretical framework, which aimed at organizing knowledge of the performance metrics proposed in the literature, the evolution of marketing ideas and their influence in the development and use of metrics to measure results, resource allocation, value for Shareholders, Accountability and marketing objectives, market orientation and performance metrics and applications. The second part covers the empirical research, which yielded the identification of the most widespread marketing metrics used by non-prescription drug pharmaceutical companies in Brazil and their managers to measure outcomes, support resource allocation and Accountability in Marketing, as well as those that are considered most important by these professionals. This study was conducted via a quantitative approach, through a structured questionnaire (survey), via the Internet, where the survey instrument was proposed to marketing managers of non-prescription drug pharmaceutical companies. The analysis of data obtained through empirical research has been described in detail, as well as the findings of the use of metrics in accordance with company profile, either by size or origin. Among the main findings and analyzing the evidence presented, the most frequently used metrics are financial and margins & profits when we are analyzing multinational companies. When we analyze the domestic companies, although it also makes use of margins & profits metrics, they used more intensively in its place mapping, segmentation and market positioning metrics, associated with financial metrics.
 
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SamanthaMazzeroVC.pdf (6.93 Mbytes)
Data de Publicação
2015-01-07
 
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