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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2015.tde-08062015-101817
Documento
Autor
Nome completo
Rodolfo Leandro de Faria Olivo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Nascimento, Paulo Tromboni de Souza (Presidente)
Bitti, Eugenio José Silva
Camargo Júnior, Alceu Salles
Oliveira Júnior, Moacir de Miranda
Rocha, Thelma Valeria
Título em português
A insuficiência da teoria econômica de franquias para a compreensão do crescimento e da qualidade das redes franqueadas
Palavras-chave em português
Crescimento da rede franqueada
Franqueado
Franquia
Qualidade da rede franqueada
Resumo em português
O fenômeno do franchising é usualmente abordado pela literatura econômica no sentido de buscar-se explicações para os motivos que levam as organizações à franquear, ou seja, os fatos motivadores do início da franquia. O presente estudo investiga se esta literatura econômica de franquias é suficiente para explicar não somente a origem da rede franqueada, mas também três características de suas operações: o crescimento da rede, a sua qualidade, bem como a satisfação dos franqueados em relação ao papel do franqueador. Para tanto, o trabalho utilizou-se de uma amostra com 107 redes franqueadas e do método estatístico da regressão múltipla. Os dados foram obtidos por meio de duas fontes combinadas, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e de pesquisa da Serasa em parceria com a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Os resultados obtidos sugerem que a literatura econômica sobre franquias é insuficiente para explicar o crescimento, a qualidade e a satisfação nas redes franqueadas e assim há evidências da necessidade da ampliação da teoria existente a fim de compreender-se de forma mais ampla o fenômeno estudado.
Título em inglês
The insufficiency of the franchising economic theory to the understanding of growth and quality of franchising networks
Palavras-chave em inglês
Franchisees
Franchising
Growth of franchising networks
Quality of franchising networks
Resumo em inglês
The franchising phenomenon is usually approached by the franchising economic literature in search for the reasons that drive organizations toward the franchising model, the motivation factors to begin the franchising itself. The present study investigates whether this literature is capable of explaining not only the origins of the franchising network, but also three patterns of its operations: growth and quality of the network besides the franchisee satisfaction regarding the franchisor. Therefore it was gather a sample of 107 franchising networks to use the statistic linear regression method. The data were gathered combining two different sources: the Brazilian Franchising Association and the research of Serasa in a partnership with the Brazilian small business magazine Pequenas Empresas & Grandes Negócios. The results suggest that the franchising economic literature is not enough robust to explain the growth, quality and satisfaction of the franchising networks and thus there is evidence of the need for development of the current theory in order to understand deeply the franchising phenomenon.
 
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Data de Publicação
2015-06-16
 
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