• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2015.tde-07122015-152059
Documento
Autor
Nombre completo
Daniela Buzzulini Prioste
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Oliva, Fabio Lotti (Presidente)
Grisi, Celso Claudio de Hildebrand e
Ladeira, Rodrigo
Título en portugués
Diplomacia corporativa: um estudo de caso em um grupo internacional de comunicação digital
Palabras clave en portugués
Diplomacia
Diplomacia corporativa
Diplomacia empresarial e Internacionalização de empresas
Resumen en portugués
O ambiente dos negócios causa influência nas corporações. Entender e se antecipar a eventuais problemas e oportunidades que possam surgir do ambiente complexo no qual elas estão inseridas exige competências de alguns profissionais. Trabalhando em prol da boa reputação, da atração de investimento e da inserção internacional da organização que representam estão os diplomatas corporativos ou diplomatas empresariais. De acordo com esta pesquisa, eles são uma ferramenta que auxilia na estratégia da empresa. O estudo de caso foi realizado no Grupo fullDigi de comunicação digital. Investigando essa instituição, foi possível mapear características da diplomacia corporativa. Conjuntamente, um estudo descritivo e exploratório responde à pergunta que norteia esta dissertação: qual o papel da Diplomacia Corporativa nos negócios internacionais? Por meio da análise ambiental e da teoria dos stakeholders, detectou-se os fatores que devem ser levados em consideração na diplomacia das empresas. O referencial teórico sobre estrutura organizacional ajuda a identificar os níveis hierárquicos desses executivos, bem como suas relações e comunicação com os ambientes interno e externo. Também explicam-se os novos papeis da diplomacia - que vem se redefinindo para acompanhar a complexidade das novas relações entre países, governos e empresas -, além das teorias sobre internacionalização de empresas e advocacy, atividades que necessitam da atuação de tais profissionais. Como método de pesquisa adotou-se a abordagem qualitativa e a coleta de dados baseada em entrevistas com executivos da fullDigi, com especialistas em Diplomacia Corporativa e ainda com membros de associações profissionais e comerciais, além da coleta de dados secundários. A proposição teórica foi utilizada para a análise dos dados coletados. Dentre os principais resultados da pesquisa, foi observado que a oportunidade ou a necessidade de buscar por mercados internacionais, que a atuação em um ambiente muito regulado ou em um setor novo ou em constante mudança e que a preocupação com a imagem, com a reputação da empresa e com os stakeholders, são alguns dos papeis da Diplomacia Corporativa.
Título en inglés
Corporate Diplomacy: a case study of an international digital communication group
Palabras clave en inglés
Corporate diplomacy
Diplomacy
Internationalization
Resumen en inglés
The business environment influences corporations. Understand and anticipate possible problems and opportunities that may arise from the complex environment in which they operate requires competencies of some professionals. Acting for the good reputation, for the investment attraction and for the international insertion of the organization they represent, there are the corporate diplomats. According to this research, they are a tool that helps with the company's strategy. The case study was conducted in fullDigi Group of digital communication. By investigating this institution, it was possible to map characteristics of the corporate diplomacy. Along with, a descriptive and exploratory study answers the question that guides this dissertation: What is the role of the corporate diplomacy in the international business? Through environmental analysis and the theory of stakeholders, it was found the factors that must be taken into account in the diplomacy of the companies. The theoretical framework of organizational structure helps to identify hierarchical levels of these executives as well as their relationships and communication with the internal and external environments. The new roles of diplomacy - that has been redefining to accompany the complexity of the new relations between countries, governments and companies - are also explained in addition to the theories of internationalization of companies and advocacy, activities that require the performance of these professionals. As a research method, the qualitative approach was adopted and the data were collected based on interviews with fullDigi executives, with corporate diplomacy experts and with members of professional and trade associations, as well as secondary data collection. The theoretical proposition was used for data analysis. Among the key findings of the survey, it was observed that the opportunity or the need to seek for international markets, the operation in a much-regulated environment or in a new or constantly changing sector, or the concern with the image and the reputation of the company and its stakeholders, are some of the roles of the Corporate Diplomacy.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-12-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.