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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2001.tde-07102019-151725
Document
Author
Full name
Celso Augusto Rimoli
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2001
Supervisor
Committee
Plonski, Guilherme Ary (President)
Miyake, Dario Ikuo
Moraes, Jose Carlos Teixeira de Barros
Toledo, Geraldo Luciano
Yu, Abraham Sin Oih
Title in Portuguese
O processo de desenvolvimento e administração de produtos: um estudo de casos múltiplos em empresas brasileiras de ortopedia
Keywords in Portuguese
Administração de marketing
Ciclo de vida
Inovações tecnológicas
Produtos novos
Redes
Abstract in Portuguese
Considerando o contexto competitivo atual, que entre outras tendências traz o aumento do número de opções tecnológicas e de sua importância, bem como alterações nos ciclos de vida envolvidos no desenvolvimento e na administração de produtos, este trabalho procurou identificar como a gestão de ciclos de vida (do produto, de inovações e a curva-S tecnológica, com atenção também para tecnologias de ruptura) se incorpora ao processo de desenvolvimento de produtos. Para isso, foi realizada uma comparação entre diversas abordagens de desenvolvimento de produtos, sob as óticas de marketing, inovação, tecnologia e redes. Em seguida, foi apresentada uma estrutura conceitual de desenvolvimento de produtos com base na gestão de ciclos de vida e realizou-se, a partir dela, uma aplicação ao setor de produtos ortopédicos, considerando também sua difusão e adoção. Por fim, buscou-se identificar contribuições para o desenvolvimento de produtos pela investigação de casos práticos. A estrutura conceitual utilizada foi construída a partir da realização de revisão bibliográfica envolvendo conhecimentos sobre marketing, tecnologia, inovação e redes, e do diálogo com executivos, médicos ortopedistas e estudiosos, no Brasil e no Reino Unido. Tal estrutura foi então utilizada como base para conduzir um estudo de casos múltiplos junto a quatro empresas brasileiras do setor de próteses ortopédicas, como pesquisa de campo. Observou-se a aplicação de conceitos e princípios pesquisados, alguns deles de maneira informal, ou não sistematizada. A principal contribuição do trabalho envolve os benefícios que a gestão de ciclos de vida pode oferecer ao desenvolvimento de produtos complexos. As principais conclusões indicam a aplicabilidade da estrutura conceitual apresentada como instrumento de análise do desenvolvimento de produtos, podendo aumentar sua eficácia e tornar as respectivas empresas mais competitivas. Entretanto, cumpre observar que por enquanto tais conclusões se restringem às empresas e ao setor estudado, sendo recomendado examinar a estrutura conceitual em outros setores e também segundo outras metodologias.
Title in English
The new product development and management process: a case study with brazilian orthopedic companies
Keywords in English
Lifecycle
Management of marketing
Networks
New products
Technological innovations
Abstract in English
Taking into account the current competitive environment that, among other trends, increases the importance and the number of technological options as well as changes in the life cycle of products, this thesis aims at identifying how the product development process incorporates the management of life-cycles (product, innovations and S-curve, considering also disruptive technologies). With this intent, a comparison was made among several approaches to product development, from the marketing, technology, innovation and networks points of view. Next, a conceptual framework of product development based on the management of life-cycles was proposed and an analysis of its application to orthopaedic products was performed, considering its diffusion and adoption. Eventually, this work tries to identify contributions to the development of products through the investigation of practical cases. The conceptual framework used was created from a bibliographical review in fields such as marketing, technology, innovation and networks, as well as interviews with executives, orthopaedic medics and researchers, in Brazil and in the United Kingdom. It was then used as a basis for a study of multiple cases in four Brazilian companies belonging to the orthopaedic prostheses industry. The concepts and principles underlying the framework were observed as to their applicability, some of them in an informal and non-systematic way. The main contribution of this work involves the benefits that life-cycle management can provide to the development of complex products. The main conclusions indicate usefulness of the conceptual framework as an analytic tool of product development, which can enhance its effectiveness and make the respective companies more competitive. However, it is necessary to stress that such conclusions are still restricted to the companies and the industry under study, and it would be interesting to examine the model in other industries and according to other methodologies
 
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TeseoriginalCelso.pdf (2.82 Mbytes)
Publishing Date
2020-07-06
 
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