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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2019.tde-07022019-155215
Documento
Autor
Nome completo
Marcelo Luiz Risso Rodrigues da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Masiero, Gilmar (Presidente)
Feldmann, Paulo Roberto
Ogasavara, Mario Henrique
Paixão, Paulo de Tarso Gaeta
Título em português
O desenvolvimento da indústria de veí­culos elétricos no Brasil: o papel das polí­ticas públicas
Palavras-chave em português
Desenvolvimento industrial
Ecossistema de negócios
Indústria automotiva brasileira
Políticas públicas
Sistema setorial de inovação e produção
Veículos elétricos
Resumo em português
A presente pesquisa tem como objetivo central discutir o papel das políticas públicas no desenvolvimento da emergente indústria de veículos elétricos no Brasil, dado o potencial transformador que os mesmos podem ter no processo de renovação da indústria automotiva nacional e na redução das emissões de CO2. Nessa direção, o país tem grandes vantagens para o avanço dessa indústria localmente, aproveitando-se da tendência de crescimento do mercado mundial. A expectativa é que até 2030 estejam rodando 160 milhões de unidades pelo mundo, contra os 2 milhões existentes em 2016. Assim, este trabalho apresenta um framework com os principais componentes de Políticas Públicas, de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) das Empresas e de Características de Mercado pertinentes ao setor, a partir de adaptações do Sistema Setorial de Inovação e Produção de Malerba (2002) à realidade brasileira, com contribuições do framework setorial de Oltra e Saint Jean (2009) e do Ecossistema de Negócios de Lu et al. (2014). Durante a investigação, foram realizadas entrevistas com os mais relevantes stakeholders da indústria de veículos elétricos e analisados dados secundários que caracterizam as incipientes iniciativas e a inexpressiva contribuição das políticas públicas para o desenvolvimento deste setor industrial. Foram identificados e hierarquizados sete componentes fundamentais de políticas públicas que influenciam diretamente a indústria de veículos elétricos no Brasil. Em termos práticos, esta pesquisa busca subsidiar os stakeholders do setor para direcionar de forma mais eficiente seus esforços, visando o incremento deste setor no país.
Título em inglês
Development of the electric vehicle industry in Brazil: the role of public policies
Palavras-chave em inglês
Brazilian automotive industry
Business ecosystem
Electric vehicles
Industrial development
Public policy
Sectorial system of innovation and production
Resumo em inglês
The main objective of this research is to discuss the role of public policies on the development of the emerging electric vehicle industry in Brazil, given the transformative potential they can have in the process of renewing the Brazilian automotive industry and reducing CO2 emissions. The country has excellent comparative advantages to develop this industry locally and take advantage of the world market growth, since the expectation is that EVs fleet will grow from 2 million in 2016 to 160 million units by to 2030. Thus, this work presents a framework with the main components of Public Policies, Companies' Research, Development and Innovation (RD&I) and Market Characteristics pertinent to the sector, based on adaptations to Brazilian reality of the Sectorial Innovation and Production System of Malerba (2002), with contributions from the sector framework of Oltra and Saint Jean (2009) and Business Ecosystem of Lu et al. (2014). During the investigation interviews were conducted with the most relevant stakeholders of the electric vehicle industry and secondary data that characterize the incipient initiatives and inexpressive contribution of public policies to the development of this industrial sector were analyzed. Seven fundamental components of public policies that directly influence the electric vehicle industry in Brazil were identified and ranked. In practical terms, the paper aims to subsidize stakeholders to target more efficiently their efforts towards the development of this industry in Brazil.
 
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CorrigidoMarcelo.pdf (3.31 Mbytes)
Data de Publicação
2019-02-11
 
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