• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2014.tde-06102014-191319
Document
Auteur
Nom complet
João Antonio Gomes Pereira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Sbragia, Roberto (Président)
Gomes, Clandia Maffini
Guedes, Liliana Vasconcellos
Kruglianskas, Isak
Rodrigues, Ivete
Titre en portugais
Estudo dos fatores de promoção, estímulo e apoio à criatividade e o desempenho inovador das indústrias da Região Sul do Brasil
Mots-clés en portugais
Criatividade - Administração
Desempenho inovador
Indústrias
Inovação em produto
Resumé en portugais
As empresas, para oferecerem produtos novos e diferenciados, precisam gerar ideias novas com mais frequência e com agilidade para atender as expectativas mutantes de um mercado competitivo. Objetivou-se verificar quais fatores promoção, estímulo e apoio a criatividade estão presentes nas empresas, descrever o nível do desempenho inovador delas, avaliar a relação entre os diferentes fatores e constatar se o setor e o porte da empresa interferem nessa relação. A população foi constituída de 343 indústrias da Região Sul do Brasil. O instrumento de coleta de dados foi disponibilizado na tecnologia Google Drive e, conforme os procedimentos de coleta de dados, obteve-se a participação de 37 indústrias, cujas respostas foram validadas. Realizou-se análise descritiva e correlacionais com técnicas não paramétricas. Os resultados obtidos permitem as seguintes concluir quanto à intensidade de presença, os fatores de promoção mais presentes nas empresas são lideranças motivadoras dos funcionários para o trabalho e reuniões para pensar o futuro da empresa; de estimulo: relacionadas com autonomia, diversidade, comunicação interpessoal e integração interna; de apoio, locais para trabalhar com segurança; quanto ao nível do desempenho inovador, prevaleceu na amostra estudada um número maior de empresas menos inovadoras comparativamente às mais inovadoras - empresas grandes, porém de menor intensidade tecnológica em sua maioria; foi possível constatar que há relação significante de alguns dos fatores de promoção, estímulo e apoio à criatividade com o desempenho inovador. Essa relação varia, em alguns dos indicadores, conforme o porte e setor de intensidade tecnológica das empresas. Considerando as circunstâncias nas quais o estudo foi realizado e suas peculiaridades, as conclusões e as recomendações subjacentes devem ser vistas com limitações.
Titre en anglais
Study of the factors of promotion, stimulus and support creativity and innovation performance of the south region of Brazil industries
Mots-clés en anglais
Creativity
Industry
Innovative performance
Product innovation
Resumé en anglais
Companies to offer new and differentiated products, need to generate new ideas more often and with agility to meet the changing expectations of a competitive market. This study aimed to determine which the factors of promotion, stimulus and support creativity are present in companies describe their level of innovative performance, evaluate the relationship between different factors and see if the industry and company size affect this relationship. The study population consisted of 343 industries in the Southern Region of Brazil. The instrument for data collection was made available in Google Drive technology, and as the procedures for data collection, obtained the participation of 37 industries, whose responses were validated. A descriptive and correlational analysis with non-parametric techniques. The results allow the following conclusions regarding the intensity of presence, the factors promoting more companies are present in motivating leaders of employees to work and meetings to consider the future of the company; stimulus: related to autonomy, diversity, interpersonal communication and internal integration; support, places to work safely; as to the level of innovative performance, prevailed in the studied sample a greater number of less innovative firms compared to more innovative - large companies, but in lower technological intensity mostly; it was found that there is significant relationship of some factors to promote, encourage and support creativity with innovative performance. This ratio varies in some of the indicators according to the size and technological intensity of the sector companies. Considering the circumstances in which the study was conducted and its peculiarities, the conclusions and underlying recommendations should be viewed with limitations.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2014-10-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.