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Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Fabrício Fernando Foganhole dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Miura, Irene Kazumi (Presidente)
Costa, André Lucirton
Duarte, Roberto Gonzalez
Título em português
Características da cultura organizacional sob a óptica da cultura nacional: estudo etnográfico no Banco do Brasil S.A.
Palavras-chave em português
Administração de empresas
Antropologia
Cultura brasileira
Cultura organizacional
Resumo em português
Esta dissertação aborda os temas antropologia e administração em relação ao conceito de cultura. Na revisão da literatura são levantadas as influências da cultura na administração de empresas; as dimensões de valores culturais; os principais autores e considerações sobre a cultura organizacional; as dimensões de valores culturais, os traços e as características da cultura nacional brasileira. Metodologicamente é uma pesquisa de natureza antropológica, exploratória, descritiva e qualitativa em que se utilizou o método da etnografia. A análise etnográfica foi realizada por meio da observação participante e de entrevistas em profundidade com um roteiro básico. As entrevistas foram gravadas e transcritas para então ser realizada a análise com o auxilio do software ATLAS/ti. Por meio do referencial bibliográfico e da metodologia explicitada, esta pesquisa procurou mapear a cultura organizacional do Banco do Brasil S.A. a partir da análise do ambiente institucional e quinze entrevistas com os grupamentos de responsabilidade de quatro agências bancárias de tal instituição. Estes grupamentos de responsabilidade abrangem os diferentes níveis hierárquicos existentes na estrutura organizacional de uma agência bancária da empresa. A escolha dos entrevistados levou em consideração diferenças demográficas e profissionais e as agências foram distribuídas entre as regiões brasileiras, com exceção da região Norte. Definiu-se que a agência representante de cada região brasileira seria a maior em número de funcionários na capital do estado com a maior população dentro da região e, assim, a análise etnográfica foi realizada nas cidades de Porto Alegre, São Paulo, Brasília e Salvador. Em relação à escolha da instituição levou-se em consideração o fato de ser uma empresa que atua em âmbito nacional, com unidades distribuídas por todo o território brasileiro. A contribuição acadêmica deste estudo é investigar e relacionar os temas abordados na revisão bibliográfica e utilizar uma linha de pesquisa antropológica em estudos organizacionais. A contribuição prática refere-se ao mapeamento da cultura organizacional da instituição pesquisada, proporcionando o desenvolvimento de um painel dos valores comuns da empresa. Nas conclusões são apresentadas as características da cultura organizacional dominante na empresa e estas características são relacionadas aos valores da cultura nacional brasileira, levando a consideração de que um dos elementos mais importantes a marcar a cultura de uma organização é a cultura nacional. A identificação de elementos recorrentes levou à identificação de traços culturais específicos, considerados padrão para o grupo. Pelo tamanho e magnitude do objeto de estudo este trabalho não pretende explicar a totalidade da cultura do Banco do Brasil S.A. e nem mesmo esgotar o tema em toda a sua extensão e enredamento, mas sim apresentar uma perspectiva descritiva baseada na antropologia que explicite o universo simbólico que molda a cultura da instituição. Destacam-se, assim, os limites e a natureza interpretativa desta dissertação.
Título em inglês
Characteristics of the culture organizational under the optics of the national culture: study ethnography in the Bank of Brazil S.A.
Palavras-chave em inglês
Anthropology
Brazilian culture
Business administration
Organizational culture
Resumo em inglês
This lecture concerns anthropology and administration in relation to culture concept. In the revision of the research they approach the influences of the culture in companies administration, the cultural value dimensions, the main authors and considerations on the organizational culture and the features and characteristics of Brazilian national culture. Methodologically it is a research of anthropological, exploratory, descriptive and qualitative nature in which ethnography was the method used. The analysis ethnographic was accomplished through participant observation and with interviews in depth through a basic itinerary. The interviews were recorded and transcribed and then analyzed through backup of the ATLAS/ti software. This research tried to map the "Banco do Brasil" organizational culture through bibliographical references and methodology shown here, starting from the analysis of the institutional atmosphere plus fifteen interviews with the grouping of four bank agencies of such institution. These groupings include the different existent hierarchical levels in the organizational structure of the company's bank agency. The interviewees were chosen taking into account demographic and professional differences and the agencies were distributed among Brazilian areas, except for the North area. It was established that the agency representative of each Brazilian area would be the largest in number of employees in the capital of the state with the largest population inside of the area and so, the ethnographic analysis was accomplished in Porto Alegre, São Paulo, Brasília and Salvador. In relation to the choice of the institution, it was taken into account the fact of being a company that acts in national extent, with units distributed by the whole Brazilian territory. The academic contribution of this study is to investigate and to relate the themes approached in the bibliographical revision and to use a line of anthropological research in organizational studies. The practical contribution refers to the mapping of the organizational culture of the researched institution, providing the development of a panel of the common company values. The conclusions presents the organizational dominant culture characteristics in the company and therefore they are related to the Brazilian national culture values; taking in consideration that one of the most important elements to mark the culture of an organization is their national culture. The identification of appealing elements lead to the identification of specific cultural lines, considered pattern for the group. By the size and magnitude of the study object, this work doesn't intend to explain the totality of the "Banco do Brasil" culture and not even exhaust the theme in all its extension and complexity, but to present a descriptive perspective based on the anthropology that explains the symbolic universe that shapes the culture of the institution. So hereby, the limits and the interpretative nature of this dissertation are highlighted.
 
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deissert_final.pdf (1.46 Mbytes)
Data de Publicação
2008-08-26
 
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