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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2004.tde-06012006-171459
Documento
Autor
Nome completo
João Paulo Lara de Siqueira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Angelo, Claudio Felisoni de (Presidente)
Lepsch, Sergio Luiz
Prado, Jose Luiz Aidar
Silveira, Jose Augusto Giesbrecht da
Zwicker, Ronaldo
Título em português
A Internet e o varejo: uma análise dos interesses da oferta e preferências dos consumidores
Palavras-chave em português
Comércio eletrônico
Comércio varejista
Consumidores
Internet
Tecnologia
Resumo em português
A presente tese analisa os custos de operação das lojas tradicionais de varejo, os fatores que os compõem e formas de reduzi-los. Como um grande número de empresas vem fazendo movimentos em direção ao atendimento de seus clientes pela Internet, aparentemente seguindo um raciocínio de que as características de um negócio podem ser modificadas de forma a aumentar sua eficiência operacional, sem comprometimento do posicionamento da empresa junto aos seus clientes, discute-se a realização de vendas online como uma alternativa exeqüível para isso. Essa discussão é feita a partir da análise dos dados de empresas da área de supermercados e da sua comparação com o previsto pela literatura, além de entrevistas com executivos do setor. O estudo concluiu que, do ponto de vista dos interesses das empresas, essa estratégia é interessante, porque é capaz de proporcionar as reduções de custos desejadas e gerar benefícios na área de logística e da cadeia de abastecimento. Finalmente, verificou-se se os consumidores aceitam serem direcionados para um meio virtual, onde passarão a fazer suas compras. Essa parte do estudo é feita com base em uma pesquisa de campo com 408 entrevistas, que revelou que ainda há um distanciamento grande entre consumidor paulistano e o mundo da Internet e que a comodidade é o principal fator de atração do e-commerce.
 
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Tese_JP.pdf (833.17 Kbytes)
Data de Publicação
2006-01-17
 
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