• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2003.tde-06012004-133938
Documento
Autor
Nome completo
Liliana Vasconcellos Jacobsohn
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Fleury, Maria Tereza Leme (Presidente)
Cyrillo, Denise Cavallini
Fischer, Andre Luiz
Título em português
A contribuição do e-learning no desenvolvimento de competências do administrador: considerando o estilo de aprendizagem do aluno de graduação.
Palavras-chave em português
Aprendizagem
Educação a distância
Ensino superior – Administração
Resumo em português
O contexto atual em constante mudança determina a necessidade de formar um administrador preparado para assumir a responsabilidade por seu próprio aprendizado, possibilitando sua educação durante toda a vida, e também para trabalhar utilizando as tecnologias de informação cada vez mais presentes no ambiente corporativo. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é analisar a contribuição do e-learning, como atividade complementar no curso de graduação, para o desenvolvimento de competências do administrador. Na primeira fase do estudo foi conduzida uma pesquisa bibliográfica sobre a formação do administrador, teorias e estilo de aprendizagem e e-learning. Na segunda fase, foi realizada a pesquisa empírica, com os 119 alunos de uma disciplina do curso de graduação em Administração de Empresas da FEA/USP. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de inserção do e-learning na agenda de discussão das Instituições de Ensino Superior, tendo em vista seu potencial para estimular o desenvolvimento da auto-aprendizagem e da atuação em ambientes virtuais, além das competências técnicas. Ao levar em consideração o estilo de aprendizagem dos alunos, os resultados tendem a confirmar que não são todas as pessoas que se adaptam ao e-learning, resultando em contribuições diferenciadas dependendo das preferências do aluno em relação ao processo de aprendizagem.
Título em inglês
The e-learning contribution to the development of manager's competences: considering the undergraduate student's learning style
Palavras-chave em inglês
Distance Education
Learning
Management Undergraduate Teaching
Resumo em inglês
Given the ever-changing business environment, life-long learning and working with information technology are now essential for all managers. This study examines how e-learning can contribute to undergraduate management education, regarding the development of student’s competences. The research first reviewed e–learning and management education literature, including learning theories and styles. In the second phase, empirical research was conducted using 119 students from the Introduction to Human Resources Management course, part of the management undergraduate program at FEA/USP. The results tend to confirm that not all people can adapt to e-learning. Depending on a student’s preferences with respect to his or her own learning process, e-learning benefits can vary. The research results support adding e-learning to the Higher Education Institutions’ discussion agenda. Factors to consider include e-learning’s potential for stimulating the development of self-learning and conduct in a virtual environment, besides technical competences, and how learning styles affect the ability to utilize this teaching method.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2006-09-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.