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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2009.tde-05102009-102024
Documento
Autor
Nome completo
Adriana Beatriz Madeira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Silveira, Jose Augusto Giesbrecht da (Presidente)
Fleury, Maria Tereza Leme
Giampaoli, Viviana
Lopes, Marcos Fernando
Merlo, Edgard Monforte
Título em português
Internacionalização do varejo: um estudo com empresas brasileiras por meio de análise de conteúdo
Palavras-chave em português
Análise de conteúdo
Internacionalização de empresas
Varejo
Resumo em português
A década de 70 foi caracterizada por grande atividade de construtoras brasileiras no exterior, particularmente na África e no Oriente Médio. Nos anos 80, as organizações brasileiras destacaram-se pelo grande fluxo de investimentos realizados no exterior, e na década de 90, em conseqüência da abertura comercial que houve em nosso país, as empresas brasileiras foram buscar atualização tecnológica no exterior, para enfrentar competidores estrangeiros. Esse movimento de internacionalização caracterizou-se principalmente pelo deslocamento de empresas do setor industrial; a internacionalização das empresas de varejo é um fenômeno mais recente. Pesquisas sobre o processo de internacionalização da empresa varejista brasileira ainda não são muito numerosas no país, o que talvez se deva ao fato de que esse fenômeno ainda é relativamente recente no cenário brasileiro. Nesse contexto o estudo objetivou investigar a relação entre as teorias sobre internacionalização de empresas e o processo de expansão de empresas de varejo brasileiras para países estrangeiros e identificar o que leva uma empresa a se deslocar para outros países, para onde se desloca (por que escolhe determinados locais em detrimento de outros), quais são os modos de entrada selecionados e como as empresas se adaptam aos novos locais, sob os conceitos de internacionalização de empresas. O estudo utilizou dados secundários provenientes de teses, dissertações, artigos e Internet, além de dados primários coletados em entrevistas em profundidade com os principais gestores de dez empresas de varejo brasileiras. A metodologia de pesquisa empregada englobou a Análise de Conteúdo e a Análise de Correspondência. Um dos resultados do trabalho foi a proposta de uma Taxonomia de Encadeamento Teórico sobre a internacionalização de empresas. A análise dos dados mostrou que todas as estruturas teóricas registradas nesta tese foram identificadas no processo de internacionalização das empresas de varejo brasileiras pesquisadas.
Título em inglês
Internationalization of retail: a study with Brazilian companies employing content analysis
Palavras-chave em inglês
Content analysis
Internationalization of companies
Retail
Resumo em inglês
The decade of 1970 was characterized by the intense activity of Brazilian construction companies abroad, particularly in Africa and the Middle East. In the eighties, Brazilian organizations stood out because of the large flow of investments they made abroad and in the nineties, as a result of the trade opening made in our country, Brazilian companies sought updated technology abroad to face foreign competitors. However, the movement of internationalization is primarily characterized by the displacement of industrial companies. The internationalization of retail businesses is a more recent phenomenon. Studies on the process of internationalization of Brazilian retail companies are not numerous yet in the country. This may be due to the fact that this is a still relatively recent phenomenon in the Brazilian scene. Therefore, this study aimed to investigate the relationship between the internationalization theories and the expansion process of Brazilian retail companies towards other countries. Additionally, by using the concepts of international business, this work sought to identify why companies go global, where they head, which entry modes they employ and how they adapt themselves to new locations. This work has utilized secondary data retrieved from theses, dissertations, articles and internet, besides primary data collected through in-depth interviews with executives from 10 Brazilian retail companies. Content Analysis and Correspondence Analysis techniques were employed. Findings a taxonomy for theoretical comprehension of the phenomenon under investigation. Data analysis showed that all theoretical frameworks employed in this work were present in the internationalization process of Brazilian retail companies.
 
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Data de Publicação
2009-10-30
 
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