• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2012.tde-05032013-194401
Document
Auteur
Nom complet
Marta Corrêa Machado
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Fischer, Andre Luiz (Président)
Fleury, Afonso Carlos Correa
Gallo, Sergio Nesteriuk
Titre en portugais
Gestão de pessoas em estúdios de animação: entendendo as pequenas empresas da indústria criativa brasileira
Mots-clés en portugais
Administração de recursos humanos
Animação
Indústria criativa
Resumé en portugais
O propósito deste trabalho é contribuir para o entendimento da gestão de pessoas em estúdios de animação enquanto ambientes da indústria criativa brasileira. Ao realizar um estudo qualitativo em quatro estúdios de animação brasileiros, constatou-se que as práticas de gestão de pessoas nesse setor ainda são bastante incipientes, recebendo pouca atenção de seus gestores, que contam com um corpo administrativo insuficiente para atender às diversas questões associadas ao gerenciamento dos recursos humanos. Quatro dilemas fundamentais enfrentados pelos gestores desse segmento da indústria criativa vieram à tona através dos dados levantados. O primeiro deles diz respeito ao tamanho da organização. Há uma percepção por parte da maioria dos entrevistados que o crescimento ampliaria os problemas a serem gerenciados e que se manter pequeno significa também manter os problemas em número mais controlável. O segundo dilema perpassa a contraposição da imagem do artista e do empresário, sendo que a primeira parece mais valorizada que a segunda pelos entrevistados. O terceiro dilema está conectado também a essa percepção e diz respeito à opção pela dedicação exclusiva à realização de conteúdos autorais ou a prestação de serviços para terceiros em paralelo à criação de conteúdos próprios. O quarto dilema se refere à combinação harmônica entre a forte motivação intrínseca encontrada nos trabalhadores do setor e a implantação de sistemas gerenciais que alavanquem o potencial operacional dessas empresas. De certo modo, é a existência natural dessa motivação que fez a animação brasileira chegar até aqui, produzindo seus conteúdos apesar da ausência de uma estrutura empresarial que a sustentasse. No estágio em que se encontra, essa indústria precisa valer-se dessa motivação, associada à instrumentalização gerencial de seus dirigentes, para dar o salto que tornará o produto gerado nesse sistema algo competitivo e comercializável em várias partes do mundo. É preciso, no entanto, construir essa transição com muito cuidado para não esbarrar no perigo que Eikhof e Haunschild (2007) comentam: de que a prática comercial se sobreponha à prática artística, matando justamente o recurso fundamental desse setor e que tanto motiva seus atores, o exercício da criatividade.
Titre en anglais
Human resource management in animation studios: understanding Brazilian creative industry small businesses
Mots-clés en anglais
Animation
Creative industry
Human resource management
Resumé en anglais
The purpose of this work is to contribute for the understanding of human resource management in animation studios as part of the Brazilian creative industry environment. Through the qualitative study of four Brazilian animation studios it was possible to verify that human resource practices in this sector are still very poor and that they are getting little attention from managers of these small companies which in general have a small administrative team to supply the large range of demands connected to human resources. Four essential dilemmas were spotted through the data analyzed. The first one regards the issues linked to the size of these businesses. There is a current perception of those interviewed that getting bigger would enlarge the number of problems to be faced and remaining small could mean keeping it in a more manageable number. The second dilemma refers to the valuing of the image of artists and business men to the interviewees, which regard the first as more honorable than the second one. The third dilemma is connected to the belief that studios are supposed to choose between creating their own content or working for hire. The forth and last dilemma is related to the combination of the strong intrinsic motivation found in workers of this field and the adoption of management systems that could develop the operational potential of these businesses. The natural intrinsic motivation of these workers led Brazilian animation to the technical development it managed to acquire without a very structured industry behind it. At its current stage, Brazilian animation could benefit a lot if it could get to make this intrinsic motivation work along with some management expertise in order to generate content that could be sold worldwide. This transition to a new setting has, however, to be planned very carefully so not to risk having the economic drive suppressing the artistic one and killing the most fundamental resource of creative economy, the creativity itself.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2013-03-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.