• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2005.tde-04052007-153014
Documento
Autor
Nombre completo
Edmir Parada Vasques Prado
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2005
Director
Tribunal
Takaoka, Hiroo (Presidente)
Canton, Adolpho Walter Pimazoni
Kugler, José Luiz Carlos
Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
Reinhard, Nicolau
Título en portugués
Tecnologia de informação e sistemas: uma avaliação da terceirização de serviços em organizações do setor privado
Palabras clave en portugués
Setor Privado
Sistemas de Informação
Tecnologia de Informação
Terceirização
Resumen en portugués
A terceirização é uma das muitas técnicas de gestão adotadas pelas corporações em todo o mundo, como uma forma de aumentar a eficiência organizacional. Ela tem ocorrido em diversos setores empresariais e também é uma realidade no Brasil. Os trabalhos científicos que tratam da terceirização cresceram nos últimos anos e novos serviços terceirizados têm surgido, o que mostra a dinâmica desse mercado, a relevância e a atualidade do tema. Esta pesquisa representa um estudo importante para as organizações, na medida em que aumenta o conhecimento sobre as alternativas de contratação que podem ser utilizadas e orienta as organizações sobre as particularidades da TIS que devem ser consideradas no processo de contratação de terceiros. O objetivo do trabalho é analisar a terceirização da Tecnologia de Informação através dos serviços terceirizados e de seus arranjos contratuais. A pesquisa abrange as organizações de porte médio e grande, do setor privado e que estão localizadas no Estado de São Paulo. A análise restringe-se ao processo de contratação. O modelo de pesquisa foi construído a partir de uma revisão da literatura sobre o tema da terceirização, e em especial aqueles relacionados a Tecnologia de Informação. A pesquisa utilizou uma amostra não probabilística contendo 267 serviços terceirizados, presentes em 71 organizações. O dados foram coletados através de questionário e tratados estatisticamente através de técnicas não-paramétricas e Análise de Agrupamentos. A pesquisa se caracteriza por ser descritiva, verificando freqüências e ligações entre variáveis da organização, dos serviços terceirizados e dos arranjos contratuais. Adicionalmente, utilizou-se a técnica estatística de Regressão de Dados Categorizados para avaliar possíveis relações de causa e efeito. Através desta pesquisa foi possível identificar quatro grupos distintos de empresas, em relação ao grau de terceirização, e descrever às características organizacionais associadas a cada grupo. As razões mais freqüentes para terceirizar, bem como as categorias de serviços e contratos mais utilizados também foram apresentados. Além disso, foram identificadas três possíveis relações de causa e efeito entre as características organizacionais, as categorias de serviços terceirizados e os arranjos contratuais.
Título en inglés
Information technology and systems: an analyzes of outsourcing services in organizations of the private sector
Palabras clave en inglés
Information Systems
Information Technology
Outsourcing
Private Sector
Resumen en inglés
In the present more and more companies are choosing Information Technology outsourcing in order to increase the organization productivity. It has been adopted by many corporations all over the world and also in Brazil. The growth of outsourcing and the new added-value services shows the importance and the dynamics of this market. In addition, the increase of papers and scientific works about outsourcing confirms the actuality of this theme. This research represents an important study for the organizations because it increases the knowledge about the contract options available for the companies, and guides them about the Information Technology outsourcing process, which has particularities and differs from the outsourcing process of other activities. The objective of this Thesis is to increase the knowledge about outsourcing, through analyzes of companies outsourcing activities and contract model adopted. The scope of this research is limited to organizations of the private sector, and analyzes focus on the process of defining the contract model. Only middle to big companies were researched. The research begins with a revision of the literature about the outsourcing, and especially the literature about Information Technology outsourcing. The sample counts 267 outsourcing contracts, in 71 Brazilians companies, and dos not represents a randomly drawn sample of the population. The data was collected with questionnaire and treat through non-parametric statistical methods. The research characterizes for being a descriptive study regarding the relation between organizational characteristics, outsourcing activities, and contract model. In addition, was used the statistical method of Categorical Regression to analyze cause and effect relations. Through this research was possible to identify four distinct company groups, distinguished by the amount of outsourced activities. The characteristics of each group were described in details. Issues about reasons for outsourcing, kind of activities outsourced and contract model are presented. A discussion about possible cause and effect relations are also presented.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Edmir2005.pdf (1.12 Mbytes)
Fecha de Publicación
2007-05-07
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.