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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2010.tde-04012011-111005
Document
Author
Full name
Ana Caroline Fernandes Nonato
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2010
Supervisor
Committee
Mattar, Fauze Najib (President)
Fouto, Nuno Manoel Martins Dias
Laban Neto, Silvio Abrahao
Title in Portuguese
O relacionamento entre fornecedor e varejo no gerenciamento por categorias: um estudo de caso
Keywords in Portuguese
Cooperação
Supermercados
Varejo
Abstract in Portuguese
O ambiente econômico atual de alta concorrência impulsiona a busca inteligente por soluções que capacitem as empresas a apresentarem reduções de custos e aumento de rentabilidade, além de proporcionar a satisfação do consumidor, fatores fundamentais para a garantia de sobrevivência e crescimento. É sob esse contexto que surge o ECR (Efficient Consumer Response), iniciativa em que fabricantes de produtos de mercearia, varejo, atacado e demais facilitadores trabalham em conjunto para reduzir custos desse canal de marketing e possibilita maior valor ao consumidor. O Gerenciamento por Categorias é uma ferramenta que faz parte do ECR e permite a redução de custos de fornecedores e varejistas propiciando melhor exposição, abastecimento e variedade de produtos; calendário eficiente de promoções; maior giro e menor estoque, aumento na rentabilidade e preços competitivos, ao mesmo tempo em que focaliza práticas de merchandising e marketing eficientes orientadas para o cliente, foco principal desta ferramenta. Esta dissertação procurou conhecer o relacionamento entre fornecedor e varejo com a utilização da ferramenta, identificando as opiniões dos varejistas sobre seus fornecedores e vice-versa, apresentando os principais pontos de divergência e semelhança entre estas opiniões, além de identificar e caracterizar as variáveis do relacionamento entre os parceiros que prejudicam e os que favorecem o processo de Gerenciamento por Categorias. Devido à natureza dos objetivos estabelecidos, foi adotado o método exploratório com base em estudo de caso. Foram analisados uma rede de varejo supermercadista e dois fornecedores de categorias distintas: café e limpeza. Utilizaram-se questionários eletrônicos estruturados e entrevistas para levantamento das informações. Foi possível identificar pontos convergentes e divergentes quanto ao conceito de parceria, mostrando a necessidade de alinhamento em alguns aspectos fundamentais do conceito para melhor atendimento das expectativas dos parceiros. O tempo de parceria e a utilização de um instrumento legal menos formal (maior interação interpessoal) mostraram afetar negativamente o relacionamento. Os principais problemas levantados no estudo são referentes às variáveis: comunicação, investimento específico, comprometimento, confiança e cooperação, contradizendo o que estas empresas afirmam ser importante para uma boa relação de parceria. O relacionamento entre fornecedor e varejo no Gerenciamento por Categorias precisa ser mais bem desenvolvido, estimulando o maior envolvimento dos parceiros, principalmente os varejistas que se mostram com menor empenho no desenvolvimento do relacionamento e da ferramenta. Embora existam divergências entre os parceiros, as empresas participantes deste estudo disseram estar satisfeitas quanto aos resultados obtidos com a implantação do Gerenciamento por Categorias.
Title in English
The relationship between supplier and retail in category management: a study case.
Keywords in English
Category management
Relationship
Retail
Supplier
Abstract in English
The very competitive recent economic environment propels the intelligent search for solutions that enable the companies to present costs reduction and profitability increase, besides meeting the consumer satisfaction, which are the fundamental factors for survival and growing warranty. It is under this context that the Efficient Consumer Response (ECR), an initiative in which manufacturers of products, such as, from grocery stores, from retail, from wholesale, and other facilitators, work together to reduce costs of this marketing channel and enable higher value to the consumer. The Category Management is a tool from the ECR, it allows the costs reduction of suppliers and retailers, providing better exposition, supply, and variety of products; sales promotion efficacy calendar; bigger rotation and lower inventory, profitability increase and competitive prices, by also focusing on efficient merchandising and marketing practices directed to the client that is the main focus of this tool. The present dissertation aimed at reporting the relation between the supplier and retail by using the tool, identifying the retailers opinions about their suppliers and vice-versa, presenting the main divergence and similarity points among these opinions, besides identifying and characterizing the relation variables between the partners that injure and those that favor the Category Management process. Due to the established objectives nature, the exploratory method was taken based on the case study. A supermarket retail chain and two different categories of suppliers coffee and cleaning were analyzed. Structured electronic questionnaires and interviews to survey information were used. It was possible to identify convergent and divergent points as to the partnership definition, showing the need of aligning in some fundamental aspects of the definition to better serve the partners expectations. The partnership time and the use of a less formal legal instrument (better interpersonal interaction) seemed to negatively affect the relation. The main issues that were reported in the study refer to the variables: communication, specific investment, commitment, trust, and cooperation, which are opposed to what these companies state to be important for a good partner relation. The relation between the supplier and retail in the Category Management needs to be more developed, encouraging the greatest involvement of the partners, specially the retailers that have better performance in the relation and tool development. Although there are divergences between the partners, the companies that are participating of this study stated that they are satisfied as to the results obtained with the Category Management implantation.
 
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Publishing Date
2011-01-18
 
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