• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2013.tde-03062013-150249
Document
Auteur
Nom complet
Marcos Cesar Conti Machado
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Campomar, Marcos Cortez (Président)
Prado, Karen Perrotta Lopes de Almeida
Huertas, Melby Karina Zúñiga
Mendonça, Paulo Sergio Miranda
Toledo, Geraldo Luciano
Titre en portugais
Associação de marca país em processos de internacionalização de marcas: estudo de casos com marcas brasileiras
Mots-clés en portugais
Efeito país de origem
Internacionalização de marcas
Marcas
Resumé en portugais
Este estudo aborda um tema relevante para empresas brasileiras com interesse no mercado global, que é a decisão de associar-se ou não à "Marca Brasil" em processos de internacionalização de suas marcas. A economia brasileira vem ocupando uma posição de mais evidência no cenário econômico mundial, trazendo oportunidades para empresas brasileiras se inserirem no mercado global. Marcas fortes são um dos meios mais efetivos de construção de valor agregado. Estereótipos que compradores possuem a respeito do país de origem de um produto influenciam sua avaliação, além das características intrínsecas deste produto. Este é o chamado efeito país de origem. Ou seja, o país de origem também é uma "marca", fazendo-se necessário que as empresas brasileiras compreendam este fenômeno. Embora o número de pesquisas acadêmicas brasileiras sobre o tema venha aumentando, a sua relevância justifica seu aprofundamento. A contribuição desta tese foi compreender como as empresas estudadas tomam a decisão de associar-se ou não à "Marca Brasil", aspecto que ainda não tinha sido especificamente estudado em outros trabalhos. Depois de estudada a literatura sobre o tema, verificou-se como empresas brasileiras específicas compreendem os conceitos de "efeito país de origem" e "marca país". Finalmente, foi investigado como estas empresas tomam a decisão de associar-se ou não à Marca Brasil. O tipo de pesquisa escolhida foi exploratória, com o método do estudo de caso, o que permitiu aprofundar a questão. As empresas selecionadas foram a rede de fast food Giraffas e a Embraer, empresas em diferentes estágios de internacionalização e de setores distintos, permitindo análises sob diferentes perspectivas. A conclusão da pesquisa de campo é de que as empresas estudadas reconhecem a existência dos conceitos "efeito país de origem" e "marca país". No entanto, como este conhecimento ainda não está devidamente suportado pela teoria disponível, o processo decisório de associação ou não com a marca país carece de melhor embasamento. Ou seja, uma decisão de relevância para as marcas brasileiras em processo de internacionalização é tomada com mais intuição do que o necessário e o recomendável.
Titre en anglais
Country brand association in brands internationalization processes: case studies with Brazilian brand
Mots-clés en anglais
Brands
Country of origin effect
Internationalization of brands
Resumé en anglais
This study addresses an important issue for Brazilian companies with interest in the global market, which is the decision to join or not "Brand Brazil" in processes of internationalization of their brands. The Brazilian economy has been occupying a position of more evidence in the global economic scenario, bringing opportunities for Brazilian companies to fit into the global market. It is undeniable that strong brands are one of the most effective means of building added value. Buyers' stereotypes about the country of origin of a product influence their evaluation, beyond the intrinsic characteristics of this product. This is called the country of origin effect. That is, the country of origin is also a "brand", which makes it necessary that Brazilian companies understand this phenomenon. Although the number of Brazilian academic research on the subject has been increasing, its relevance justifies its deepening. The contribution of this thesis was to understand how the studied companies make the decision to join or not "Brand Brazil", an aspect that had not been specifically studied in previous research. After studying the literature on the subject, we examined how specific Brazilian companies understand the concepts of "country of origin effect" and "country brand". Finally, it was investigated how these companies decide to join or not Brand Brazil. The type of research chosen was exploratory, with the case study method for data collection, which allowed to further examine the issue. The companies chosen were the fast-food chain Giraffas and Embraer, companies in different stages of internationalization and different sectors, allowing analysis from different perspectives. The completion of field research is that the studied companies recognize the existence of the concepts "country of origin effect" and "country brand". However, as this knowledge is not properly grounded in theory, the decision process of association or not with the country brand lacks foundation. That is, a decision of relevance to the Brazilian brands in the internationalization process is taken more intuitively than necessary and advisable.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2013-06-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.