• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2017.tde-03022017-104308
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Laura Ferranty Mac Lennan
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Oliva, Fabio Lotti (Presidente)
Amatucci, Marcos
Bresciani, Luis Paulo
Grisi, Celso Claudio de Hildebrand e
Vasconcellos, Eduardo Pinheiro Gondim de
Título en portugués
Determinantes estratégicos de ecoeficiências de empresas chinesas no Brasil
Palabras clave en portugués
Eco-inovação
Eco-reputação
Ecoeficiência
Estratégias locais
Internacionalização de empresas
Manufatura verde
Sustentabilidade
Tripé da estratégia
Resumen en portugués
Preocupações com sustentabilidade ambiental são recorrentes tanto no meio acadêmico, como no meio empresarial. Elas ecoam ao se pensar no crescimento econômico chinês e nos impactos das atividades produtivas no meio ambiente. A China é o país emergente com as maiores taxas de crescimento econômico no mundo, porém sua imagem também reflete sua vulnerabilidade com relação à ecologia. Tendo isso em consideração e procurando compreender como isso repercute nas operações internacionais, esta tese estuda os determinantes estratégicos das empresas chinesas em operação no Brasil, pelas lentes teóricas do tripé da estratégia. A sustentabilidade ambiental se operacionalizou em ecoeficiência, termo desdobrado em eco-inovação, eco-reputação e manufatura verde. Dado que os aspectos estratégicos direcionam as ações empresariais, isto se torna ainda mais complexo ao se analisar a operação internacional, uma vez que além dos aspectos internos e de mercado, a empresa é influenciada por forças institucionais relacionados com seu mercado de origem e com o mercado de destino das vendas externas. Esta tese inova ao relacionar aspectos do tripé da estratégia com as estratégias de ecoeficiência de empresas chinesas no Brasil. São utilizadas técnicas quantitativas para testar as hipóteses. A análise é feita utilizando modelo de equações estruturais, com o software SmartPLS v3. Os resultados indicam que há associação positiva entre os recursos internos da empresa e ações de ecoeficiência nos seus três desdobramentos (eco-inovação, eco-reputação e manufatura verde). No caso da visão baseada na indústria, encontrou-se associação positiva com manufatura verde e eco-reputação, mas não com as iniciativas de eco-inovação. Os aspectos institucionais do mercado brasileiro não puderam ser associados com nenhuma das iniciativas de ecoeficiência. Esta tese contribui para o entendimento de determinantes estratégicos na adoção de iniciativas ambientais, ao indicar a importância dos recursos na implantação dessas estratégias. Não se confirma a importância da vertente institucional no modelo teórico-conceitual, o que mostra limitação à extensão dessa teoria. Os resultados, do ponto de vista gerencial, mostram que as forças de mercado estimulam as empresas a empreender em iniciativas de eco-reputação e os processos de manufatura. Contudo, verifica-se que os aspectos de eco-inovação nas empresas chinesas ainda não foram influenciados pelas demandas do mercado brasileiro.
Título en inglés
Strategic ecoefficiency determinants of Chinese companies in Brazil
Palabras clave en inglés
Eco innovation
Eco reputation
Ecoefficiency
Green manufacturing
Strategic tripod
Resumen en inglés
Concerns about environmental sustainability are recurrent both in academy and in business. This concern echoes especially because of the impact of Chinese productive activities on the environment. China is an emerging country with the highest economic growth rates in the world, but its image also reflects their vulnerability on ecological issues. Taking this into consideration, this thesis studies the strategic determinants of Chinese companies operating in Brazil by the theoretical lenses of strategic tripod. Environmental sustainability is operationalized into eco-efficiency, a term translated into eco-innovation, eco-reputation and green manufacturing. To the extent that strategy directs business actions, it becomes even more complex when analyzing the international operation, as well as internal aspects and market, the company is influenced by institutional forces from home market and the target market of foreign sales. This thesis contributes to relate aspects of the strategy tripod with the eco-efficiency strategies of Chinese companies in Brazil. This thesis contributes to relate the strategy tripod with the eco-efficiency strategies of Chinese companies. To this end, methodology was quantitative, with data collected and examined in order to confirm or refute the hypothesis. They were analyzed by structural equation model, with SmartPLS v3 software. The results indicate that there is a positive association between the internal resources and eco-efficiency in its three developments (eco-innovation, eco-green reputation and manufacturing). About the industry-based view, there is a positive association with green manufacturing and eco-reputation, but not with eco-innovation initiatives. Brazilian institutional aspects could not be associated with any of the eco-efficiency strategies. To literature, this thesis contributes to the understanding of strategic determinants on adopting environmental initiatives. It highlights the importance of resources in the implementation of eco strategies. However, tests do not confirm the importance of institutional aspects in the theoretical-conceptual model, which exposes the limited extent of this theory. From the managerial side results show that market forces encourage companies to engage in eco-reputation and green manufacturing process initiatives. However, it appears, according to the data, which aspects of eco-innovation in Chinese companies have not been influenced by the Brazilian market demands.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-02-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.