• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2015.tde-01102015-172501
Document
Auteur
Nom complet
Melissa Midori Martinho Goto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Marinho, Bernadete de Lourdes (Président)
Diaz, Maria Dolores Montoya
Fleury, André Leme
Titre en portugais
O impacto dos MOOCs (Massive Open Online Cousers) nas instituições de ensino superior: um estudo exploratório
Mots-clés en portugais
Administração de inovações tecnológicas
Educação a distância
Ensino superior
Estratégia organizacional
Resumé en portugais
O Massive Open Online Course (MOOC) é uma categoria de curso virtual aberto que tem como intenção fornecer educação gratuita de alta qualidade a um número ilimitado de estudantes. Originalmente desenvolvido em 2008, com relevância a partir de 2011, o fenômeno tem despertado a atenção de diversos estudiosos, pessoas ligadas ao ensino e à mídia, devido ao impacto que pode causar nas instituições de ensino superior. Quanto aos fatores relacionados à competitividade, Porter (2004) diz que é necessário analisar forças como as barreiras à entrada da Indústria, a ameaça de substitutos, o poder de negociação dos clientes e dos fornecedores e a rivalidade entre os atuais competidores, que, em conjunto, determinam a dinâmica da competição em uma Indústria. Identificar como se configuram essas forças competitivas para as instituições de ensino superior na Indústria do ensino superior com o advento dos MOOCs é o objetivo desse trabalho. Assim, uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com especialistas que conhecem o fenômeno e possuem conhecimentos da Indústria do ensino superior foi realizada. Os resultados apontam que os MOOCs tendem a beneficiar as instituições de ensino superior nas forças sobre clientes, substitutos, fornecedores e a fortalecer as barreiras à entrada. No entanto, esses benefícios, juntamente com os fatores de rivalidade interna, faz com que se intensifique a rivalidade entre as instituições de ensino. Os resultados também indicam que os MOOCs não estão inclinados a competir com as instituições de ensino, mas, sim, a reforçar aspectos importantes destas mesmas como Organizações. O que não significa dizer que com a ajuda dos MOOCs as melhores instituições de ensino não possam impelir instituições de ensino superior não tão boas para fora da Indústria em um processo de "seleção natural". Os resultados apresentados são relevantes para a comunidade científica, uma vez que expandem o conhecimento do MOOC e da Indústria do ensino superior com a chegada do mesmo. Podem também representar uma contribuição importante para os tomadores de decisão das instituições de ensino por possibilitar uma melhor compreensão do fenômeno MOOC e de suas implicações para suas instituições de ensino.
Titre en anglais
The impact of MOOCs (massive open online courses) in higher education institutions: an exploratory study
Mots-clés en anglais
Distance education
Higher education
Management of technological innovation
Organizational strategy
Resumé en anglais
The Massive Open Online Course (MOOC) is an open virtual course category that is intended to provide high quality free education to an unlimited number of students. Originally developed in 2008, are relevant as of 2011, the phenomenon has aroused the attention of several scholars, people involved in teaching and the media, due to the impact it can have on higher education institutions. As for factors related to competitiveness, Porter (2004) says it is necessary to analyze forces and barriers to entry the industry, the threat of substitutes, the bargaining power of customers and suppliers and rivalry among current competitors, which in together determine the dynamics of competition in an industry. Identify how to configure these competitive forces to higher education institutions in the higher education industry with the advent of MOOCs is our aim. Thus, a qualitative research through semi-structured interviews with experts who know the phenomenon and have knowledge of the higher education industry was held. The results show that the MOOCs tend to benefit higher education institutions in the forces on customers, substitutes, suppliers and strengthen the barriers to entry. However, these benefits along with the internal rivalry factors, makes them intensify the rivalry between the educational institutions. The results also indicate that MOOCs are not inclined to compete with educational institutions, but rather to strengthen important aspects of these same as Organizations. Which is not to say that with the help of MOOCs the best educational institutions can not propel higher education institutions not as good out of the industry in a process of "natural selection." The results presented are relevant to the scientific community, since they expand the knowledge of Mooc and higher education industry with the arrival of the same. They may also represent an important contribution to the decision makers of educational institutions for enabling a better understanding of Mooc phenomenon and its implications for their educational institutions.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-10-08
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.