• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2008.tde-01102008-112432
Documento
Autor
Nombre completo
Leandro Campi Prearo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Gouvea, Maria Aparecida (Presidente)
Torres, Rosane Rivera
Vianna, Nadia Wacila Hanania
Título en portugués
O uso de técnicas estatísticas multivariadas em dissertações e teses sobre o comportamento do consumidor: um estudo exploratório
Palabras clave en portugués
Análise multivariada
Análise quantitativa de dados
Comportamento do consumidor
Resumen en portugués
A presente dissertação teve como principal objetivo avaliar o nível de adequação das técnicas estatísticas de análise multivariada em dissertações e teses da área de Marketing, na temática do comportamento consumidor, entre 1997 e 2006, apresentadas aos Programas de Pós Graduação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e da Escola de Administração de Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para atender a esse objetivo, buscou-se organizar um referencial teórico que subsidiasse a discussão sobre os objetivos de aplicação de cada uma das técnicas, bem como que subsidiasse a construção de um procedimento de avaliação a partir do atendimento a premissas subjacentes ao uso dessas técnicas. Foram analisados cinqüenta e seis estudos com aplicação das técnicas multivariadas, dentre os cento e noventa seis estudos disponíveis sobre a temática em referência no período. Desse universo, delimitou-se o público-alvo em noventa e nove aplicações dessas técnicas. A adequação da aplicação das técnicas às necessidades dos problemas de pesquisa foi verificada em 100% dos casos. Entretanto, quanto ao atendimento às premissas, o resultado foi negativo: apenas 16,8% das aplicações mostraram-se adequadas, atendendo a todas as premissas exigidas. A técnicas de Análise Fatorial Exploratória foi a mais utilizada no período, seguida da Modelagem de Equações Estruturais e da Análise de Regressão. As premissas mais verificadas foram a de sensibilidade ao tamanho da amostra e a de padronização dos dados; as menos verificadas foram as premissas de normalidade multivariada, linearidade, homoscedasticidade e autocorrelação dos resíduos. De forma geral, os resultados sugerem a necessidade de um aumento do comprometimento dos pesquisadores na verificação de todos os preceitos teóricos de aplicação de cada técnica.
Título en inglés
The use of the statistics technique of multivariate analysis in dissertations and theses related to consumer behavior: a exploratory study
Palabras clave en inglés
Consumer behavior
Multivariate analysis
Quantitative analysis
Resumen en inglés
This dissertation has the purpose to evaluate the level of adaptation of the statistics technique of multivariate analysis in dissertations and theses related to Marketing, consumer behavior, during 1997 and 2006, introduced at Programs of Masters degree of the Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo and of the Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. To reach this purpose, was organized a theoretical referential that would subsidize the discussion about the objectives of each technique application, and one that would subsidize the construction of an evaluation procedure starting with the attention to the subjacent premises to the use of these techniques. It was analyzed fifty-six studies of a hundred-ninety-six available on the thematic on the period, which used multivariate application techniques. Based on a consumer target, was delimited ninety-nine applications of that technique. The application of the techniques was observed at 100% of the cases where they were suited to the necessities of the research problems. However, taking the premise attention the results were negative: only 16.8% of the applications were suited, following all the premises required. The technique Factorial Exploration Analysis was the most used technique on the period, followed by Structures Equations Modeling and Regression Analysis. The most verified premises were the sensibility to the size of the sample and the data standardization; the least verified were multivariate normality, linearity, homoscedasticity, and autocorrelation. The results suggest the necessity of a higher commitment of the researchers on the verification of all theoretical precept of each technique application.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
LeandroCampiPrearo.pdf (979.75 Kbytes)
Fecha de Publicación
2008-10-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.