• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2004.tde-01102008-003037
Documento
Autor
Nombre completo
Rogério Tadeu da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2004
Director
Tribunal
Franca, Ana Cristina Limongi (Presidente)
Gouvea, Maria Aparecida
Malvezzi, Sigmar
Título en portugués
O teletrabalho e suas influências na qualidade de vida no trabalho
Palabras clave en portugués
Biopsicossocial
Gestão da qualidade de vida no trabalho
Tecnologia da informação
Teletrabalho
Resumen en portugués
Identificar como a tecnologia da informação e seu uso estratégico têm contribuído, ou não, com a promoção e com a gestão da qualidade de vida no trabalho. Foram analisadas questões macroeconômicas, como o ambiente globalizado e virtualizado, e a formação de uma nova sociedade baseada na informação e no conhecimento. Em função destes fatores-chaves da pesquisa, o objetivo central foi entender os impactos destas mudanças nas organizações e nas relações humanas com o trabalho, identificando como estas mudanças estão relacionadas à tecnologia da informação. A partir de extensa revisão bibliográfica, que gerou a fundamentação teórica, e da escolha pela metodologia de estudo de caso realizou-se um levantamento qualitativo e quantitativo, identificando em uma realidade organizacional os conceitos apresentados, procurando descrever quais os efeitos que as práticas em tecnologia da informação têm contribuído para o alcance de bem-estar e conforto para as pessoas na empresa. Os resultados obtidos demonstram que a tecnologia da informação provoca mudanças nas relações do trabalhador com o ambiente. Foram identificadas alterações em função da nova realidade proporcionada pela execução remota das atividades profissionais por meio do teletrabalho. Estas alterações foram percebidas nas dimensões biológicas, psicológicas e sociais do ser humano. E, conseqüentemente, a relação do trabalhador com a empresa muda para adaptar-se à nova dinâmica organizacional. E para minimizar os possíveis efeitos negativos destas alterações e dar o suporte necessário para a obtenção de melhores resultados, a Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho seria uma alternativa interessante. Por meio da Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho, os colaboradores (não só os teletrabalhadores) terão melhores condições de desempenhar suas tarefas, com conforto e bem-estar. E a empresa, com os prováveis e maiores comprometimento e satisfação dos trabalhadores, conseqüentemente, estará preparada para superar os desafios e alcançar as metas desejadas num ambiente mais complexo e competitivo.
Título en inglés
Telework and his influences on quality of work life
Palabras clave en inglés
Information technology
Management of the quality of work life
Telework
Resumen en inglés
To identify as the information technology and its strategic use have contributed, or not, with the promotion and the management of the quality of work life. Macroeconomic questions had been analyzed, as globalization and the virtual environment, and also the formation of a new society based on the information and the knowledge. In function of these factors keys of the research, the central objective was to understand the impacts of these changes in the organizations and the relation human beings with the work, identifying as these changes are related to the information technology. From extensive bibliographical revision, generating theoretical recital, and of the choice for the methodology of case study, a qualitative and quantitative survey was become fulfilled, identifying in a organizational reality the presented concepts, looking for to describe which the effect that the practices in information technology have contributed for the reach of well-being and comfort for the people in the company. The reached results demonstrate that the information technology provokes changes in the relations of the worker with the environment. Alterations had been identified in function of the new reality for the remote execution of the professional activities by means of telework. These alterations had been perceived in the biological, psychological and social dimensions of the human being. And, consequently, the relation of the worker with the company changes to adapt it the new organizational dynamics. And to minimize the possible negative effects of these alterations and to give the necessary support for the achievement of better profits, the Management of Quality of Work Life would be an interesting alternative. By means of the Management of Quality of Work Life, all collaborators (not only the teleworkers) will have better conditions to perform its tasks, with comfort and well-being. And the company, with probable and more commitment and satisfaction of the worker, consequently, will be prepared to surpass the challenges and to reach the goals desired in an environment more complex and competitive.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
RTS20080924.pdf (2.71 Mbytes)
Fecha de Publicación
2008-10-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.