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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2015.tde-30092015-105003
Documento
Autor
Nome completo
Danilo Paula de Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Rodrigues Junior, Mauro (Presidente)
Madeira, Ricardo de Abreu
Souza, Eduardo Correia de
Título em inglês
Education quality and non-converge
Palavras-chave em inglês
Convergence
Education quality
Human capital
Non-convergence
Occupational choice
Resumo em inglês
This dissertation assesses the role of education quality in the convergence process of GDP per capita through teacher's quality impact in human capital formation. The simple two-period OLG model suggests initial level of teacher's human capital is important to explain non-convergence, even when education quality return is decreasing. This non-convergence arises because an initially low level of teachers' human capital translates into a low level of human capital transferred to students, which means a low level of teachers' human capital in the next period, and so on. This work, therefore, provides an alternative explanation of why countries income does not converge, even when differences in other inputs are not accounted for
Título em português
Qualidade da educação e não-convergência
Palavras-chave em português
Capital humano
Convergência
Crescimento econômico
Escolha ocupacional
Não-convergência
Qualidade da educação
Resumo em português
Esta dissertação analisa o papel da qualidade da educação no processo de convergência do PIB per capita através do impacto da qualidade de professores na formação de capital humano. O modelo de gerações sobrepostas proposto sugere que o nível inicial de capital humano dos professores é importante para explicar o fenômeno da não-convergência, mesmo quando o retorno marginal da qualidade da educação é decrescente. Esta não-convergência surge porque um baixo nível inicial de capital humano dos professores se traduz em um baixo nível de capital humano transferido aos alunos, o que significa um baixo nível de capital humano dos professores no próximo período, e assim por diante. Este trabalho, portanto, fornece uma explicação alternativa do porquê não se observa convergência de renda entre países, mesmo quando as diferenças de outros fatores de produção não são levadas em conta.
 
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Data de Publicação
2015-10-07
 
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