• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2015.tde-30092015-105003
Documento
Autor
Nombre completo
Danilo Paula de Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Rodrigues Junior, Mauro (Presidente)
Madeira, Ricardo de Abreu
Souza, Eduardo Correia de
Título en inglés
Education quality and non-converge
Palabras clave en inglés
Convergence
Education quality
Human capital
Non-convergence
Occupational choice
Resumen en inglés
This dissertation assesses the role of education quality in the convergence process of GDP per capita through teacher's quality impact in human capital formation. The simple two-period OLG model suggests initial level of teacher's human capital is important to explain non-convergence, even when education quality return is decreasing. This non-convergence arises because an initially low level of teachers' human capital translates into a low level of human capital transferred to students, which means a low level of teachers' human capital in the next period, and so on. This work, therefore, provides an alternative explanation of why countries income does not converge, even when differences in other inputs are not accounted for
Título en portugués
Qualidade da educação e não-convergência
Palabras clave en portugués
Capital humano
Convergência
Crescimento econômico
Escolha ocupacional
Não-convergência
Qualidade da educação
Resumen en portugués
Esta dissertação analisa o papel da qualidade da educação no processo de convergência do PIB per capita através do impacto da qualidade de professores na formação de capital humano. O modelo de gerações sobrepostas proposto sugere que o nível inicial de capital humano dos professores é importante para explicar o fenômeno da não-convergência, mesmo quando o retorno marginal da qualidade da educação é decrescente. Esta não-convergência surge porque um baixo nível inicial de capital humano dos professores se traduz em um baixo nível de capital humano transferido aos alunos, o que significa um baixo nível de capital humano dos professores no próximo período, e assim por diante. Este trabalho, portanto, fornece uma explicação alternativa do porquê não se observa convergência de renda entre países, mesmo quando as diferenças de outros fatores de produção não são levadas em conta.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-10-07
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.