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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2016.tde-29112016-163645
Document
Author
Full name
Luan Pires Paciência
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2016
Supervisor
Committee
Madeira, Ricardo de Abreu (President)
Pinto, Cristine Campos de Xavier
Rangel, Marcos de Almeida
Santos, Daniel Domingues dos
Title in Portuguese
Avaliação dos instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no contexto escolar
Keywords in Portuguese
Aplicação de testes em grupos
competências socioeconômicas
Competências socioemocionais
Economia - Aspectos psicológicos
Economia da personalidade
Experimento aleatório
Habilidades não cognitivas
Questionário de personalidade
Abstract in Portuguese
Essa dissertação tem como objetivo analisar o comportamento manipulador relacionado à aplicação de instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no ambiente escolar estimulado por duas abordagens que configuram contextos low-stake: o efeito da disseminação da informação sobre essas competências e suas relações com bem-estar e progresso social e da possibilidade dos professores receberem as respostas individuais dos alunos. Para isso, realizou-se um experimento com 2853 alunos de 10 escolas públicas da rede estadual de São Paulo. Os resultados indicam que os alunos são capazes de inflar suas respostas no sentido da desejabilidade social e que as duas abordagens fazem com que os alunos se sintam mais motivados em manipular suas respostas. Além disso, os resultados mostram que a inclusão de uma notificação sobre um mecanismo de detecção de respostas falsas no questionário cria uma barreira e desestimula o comportamento manipulador.
Title in English
Evaluation of personality assessments at schools
Keywords in English
Economics of personality
Non-cognitive skills
Personality assesments
Randomized controlled trials
Abstract in English
This dissertation aims to examine faking behaviour in personality assessments at schools. Two approaches that create low-stakes environments are investigated: information spreading about non-cognitive skills and their impact on well-being and social progress and the fact that teachers would receive individual students' answers. Using a CRT technique with 2853 students from 10 São Paulo state public schools, we find that students are capable to fake their answers and these two approaches turn them more motivated to engage in faking. Moreover, we show that a warning about untruthful answers attached to the questionnaire imposes a cost, discouraging faking behaviour
 
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Publishing Date
2016-12-14
 
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