• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2016.tde-29112016-163645
Documento
Autor
Nome completo
Luan Pires Paciência
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Madeira, Ricardo de Abreu (Presidente)
Pinto, Cristine Campos de Xavier
Rangel, Marcos de Almeida
Santos, Daniel Domingues dos
Título em português
Avaliação dos instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no contexto escolar
Palavras-chave em português
Aplicação de testes em grupos
competências socioeconômicas
Competências socioemocionais
Economia - Aspectos psicológicos
Economia da personalidade
Experimento aleatório
Habilidades não cognitivas
Questionário de personalidade
Resumo em português
Essa dissertação tem como objetivo analisar o comportamento manipulador relacionado à aplicação de instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no ambiente escolar estimulado por duas abordagens que configuram contextos low-stake: o efeito da disseminação da informação sobre essas competências e suas relações com bem-estar e progresso social e da possibilidade dos professores receberem as respostas individuais dos alunos. Para isso, realizou-se um experimento com 2853 alunos de 10 escolas públicas da rede estadual de São Paulo. Os resultados indicam que os alunos são capazes de inflar suas respostas no sentido da desejabilidade social e que as duas abordagens fazem com que os alunos se sintam mais motivados em manipular suas respostas. Além disso, os resultados mostram que a inclusão de uma notificação sobre um mecanismo de detecção de respostas falsas no questionário cria uma barreira e desestimula o comportamento manipulador.
Título em inglês
Evaluation of personality assessments at schools
Palavras-chave em inglês
Economics of personality
Non-cognitive skills
Personality assesments
Randomized controlled trials
Resumo em inglês
This dissertation aims to examine faking behaviour in personality assessments at schools. Two approaches that create low-stakes environments are investigated: information spreading about non-cognitive skills and their impact on well-being and social progress and the fact that teachers would receive individual students' answers. Using a CRT technique with 2853 students from 10 São Paulo state public schools, we find that students are capable to fake their answers and these two approaches turn them more motivated to engage in faking. Moreover, we show that a warning about untruthful answers attached to the questionnaire imposes a cost, discouraging faking behaviour
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-12-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.