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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.12.2003.tde-29072003-121131
Document
Auteur
Nom complet
Bruno Martins Hermann
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2003
Directeur
Jury
Haddad, Eduardo Amaral (Président)
Azzoni, Carlos Roberto
Biderman, Ciro
Titre en portugais
Estimando o preço implícito de amenidades urbanas: evidências para o município de São Paulo.
Mots-clés en portugais
amenidades urbanas
economia urbana e econometria espacial
preços hedônicos
Resumé en portugais
Neste trabalho, utilizamos uma equação hedônica para estimar o preço implícito de amenidades urbanas a partir de dados do mercado de imóveis no Município de São Paulo. São testadas duas especificações: uma com as variáveis explicativas originais e outra com a construção de fatores para correção de multicolinearidade. Além de considerar a configuração monocêntrica tradicional, propomos a inclusão de um vetor de acessibilidade para o caso de uma cidade duocêntrica. A investigação sobre as variáveis ambientais relevantes é fundamentada na interpolação espacial dos resíduos. Concluímos que a proximidade das estações de trem, a presença de áreas verdes e o zoneamento estritamente residencial valorizam o imóvel para fins residenciais, enquanto a criminalidade reduz o seu valor.
Titre en anglais
"Estimating urban amenities implicit prices: evidences from São Paulo City"
Mots-clés en anglais
hedonic prices
urban amenities
urban economics and spatial econometrics
Resumé en anglais
In this work, I use a hedonic equation to estimate the implicit prices of urban amenities based on housing market data for the city of São Paulo. I test two different specifications, one with the original independent variables, and another with factors to correct for multicollinearity. In addition to the traditional monocentric model, I include an accessibility vector for a duocentric city. A criterion to select the appropriate environmental variables based on residual spatial interpolation is introduced. I conclude that proximity to train stations, green areas and strict residential zones raise rents, while criminality reduces them.
 
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hedsp_dissertacao.pdf (4.55 Mbytes)
Date de Publication
2003-08-14
 
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