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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2016.tde-24032016-104649
Documento
Autor
Nome completo
Tales Rozenfeld
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Haddad, Eduardo Amaral (Presidente)
Chagas, André Luis Squarize
Domingues, Edson Paulo
Título em português
Avaliação dos impactos econômicos de investimentos em rodovias sob diferentes alternativas de financiamento
Palavras-chave em português
Economia regional
Equilíbrio econômico
Política de transporte
Resumo em português
Este trabalho busca explorar a questão do financiamento da infraestrutura rodoviária, analisando o impacto de se financiar um projeto de melhorias em uma rodovia por meio da cobrança de pedágios vis-à-vis seu financiamento pelo incremento da alíquota do imposto sobre os salários ou do imposto sobre as vendas do setor de transportes. Utilizando um modelo de transportes sequencialmente integrado a um modelo inter-regional de equilíbrio geral computável foram simuladas as alternativas de financiamento de investimentos na rodovia BR-040, rodovia recém concedida pelo Governo Federal que figurou como estudo de caso para a presente pesquisa. Os resultados indicam que a escolha da alternativa de financiamento é relevante para os impactos regionalmente distribuídos do projeto, sendo determinante na definição das regiões beneficiadas pelas melhorias. Sob a perspectiva dos impactos agregados do país, a situação que apresenta o maior impacto no crescimento do PIB nacional é o investimento financiado pelo próprio usuário da rodovia por meio do pagamento de pedágios. Sob a perspectiva regional, percebe-se uma clara área de influência da rodovia que se beneficia de suas melhorias e, quando os custos para a execução de tais melhorias são compartilhados por todo o país por meio de uma elevação tributária, acentuam-se ainda mais os benefícios observados nessas regiões
Título em inglês
Economic impacts of road investments under different financing alternatives
Palavras-chave em inglês
Economic equilibrium
Regional economics
Transport policy
Resumo em inglês
This study explores the issue of road infrastructure funding, analyzing the impact of financing a road improvement project through tolls tariff charged from the final users vis-a-vis the financing through an increase in the country's payroll tax rate or in the tax rate on the sales of the transport sector. Using a transport model integrated to an interregional computable general equilibrium model this research simulated alternative arrangements for financing investments made at BR-040, Brazilian road recently granted by the Federal Government and which figured as the case study for this Master thesis. The results indicate that the way the investment is financed is relevant to the regionally distributed impacts of the project, being decisive in defining which regions are benefited by the improvement project. Analyzing the country's aggregated results, the situation that has the greatest impact on the Brazilian's GDP growth is the investment financed by the road users through the payment of a toll tariff. From a regional perspective, a clear area of influence that benefits from the improvements on the road can be identified and, when the costs for executing such improvements are shared with the whole country through a tax increase, these benefits are accentuated
 
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CorrigidaTales.pdf (1.82 Mbytes)
Data de Publicação
2016-03-31
 
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