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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2006.tde-22052007-152413
Document
Auteur
Nom complet
Wladimir Machado Teixeira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2006
Directeur
Jury
Menezes Filho, Naercio Aquino (Président)
Afonso, Luis Eduardo
Pazello, Elaine Toldo
Picchetti, Paulo
Souza, Andre Portela Fernandes de
Titre en portugais
Equações de rendimentos e a utilização de instrumentos para o problema de endogeneidade da educação
Mots-clés en portugais
Capital humano
Educação - Aspectos econômicos - Brasil
Salários - Aspectos econômicos - Brasil
Resumé en portugais
O propósito desta tese consiste em estimar o efeito da educação sobre os salários no Brasil. Utiliza-se, o número de escolas em cada estado no ano de nascimento do indivíduo como instrumento para lidar com o problema de endogeneidade da variável educação. É feita também uma descrição histórica das principais políticas educacionais e suas mudanças, que afetaram a educação brasileira desde Dutra até Figueiredo. Os resultados mostram que a variável número de escolas no ano de nascimento tem uma relação positiva com a probabilidade de escolarização, sendo que as gerações de Geisel e Médici têm uma menor probabilidade de escolarização do que as de Figueiredo. Os resultados apontam para uma diminuição significativa dos retornos à educação quando utilizamos o método de variáveis instrumentais.
Titre en anglais
Equations of the income and the use of instruments for the education endogeneity problems
Mots-clés en anglais
Education - Economics aspects - Brazil
Human capital
Wage - economic aspects - Brazil
Resumé en anglais
The aim of this dissertation is to estimate the impact of education on wages in Brazil We use the number of schools in the state and year when the individual was born as instruments for his education level. We also make a historical description of the main educational policies which affected the Brazilian education system since president Dutra´s term until president Figueiredo´s. The results show that the number of schools in the individual´s year of birth bears a positive relationship with his education, and that the cohorts born during the Geisel and Médici´s terms had lower education than in Figueiredo´s. The main results show that the returns to education decrease quite substantially when the method of instrumental variables is used.
 
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TESEDOUTORADOFINAL.pdf (497.15 Kbytes)
Date de Publication
2007-05-28
 
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