• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2014.tde-17122014-180213
Documento
Autor
Nombre completo
Gabriel Garber
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Nakane, Márcio Issao (Presidente)
Nakaguma, Marcos Yamada
Koyama, Sérgio Mikio
Madeira, Gabriel de Abreu
Queiroz, Mardilson Fernandes
Título en portugués
Ensaios sobre plataformas, agentes heterogêneos e discriminação de preços
Palabras clave en portugués
Agentes heterogêneos
Cartão de crédito
Discriminação de preços
Mercados de dois lados
Plataformas
Teoria dos jogos
Resumen en portugués
Apresentamos três estudos sobre os assuntos mencionados no título. O primeiro, econométrico, avalia os impactos da quebra de exclusividade no lado credenciador da indústria de cartões de pagamentos no Brasil que ocorreu em 2010. Por um lado, tentamos a construção de um grupo de controle e, por outro, fazemos a decomposição dos preços em markup e custo marginal. As estimações, que empregam um banco de dados com informações individuais para os maiores lojistas de cada setor, apontam para o sucesso dessa intervenção na promoção da concorrência. No segundo artigo, propomos que cobranças indevidas feitas por instituições financeiras podem ser uma forma de discriminação de preços, já que sua devolução demanda esforço dos consumidores. Nesse caso, tendo em vista que as cobranças indevidas ótimas dependem do perfil do consumidor, construímos um teste baseado numa função de verossimilhança para mostrar como a informação de reclamações poderia ser utilizada para detectar esse tipo de comportamento, mesmo quando a autoridade interessada nesse monitoramento sabe menos sobre os clientes que a instituição financeira. O terceiro artigo, teórico aplicado, estuda o comportamento de plataformas comerciais em mercados de dois lados nos quais os papéis de compradores e vendedores são bem definidos e há heterogeneidade dentro de cada um desses grupos de agentes. Diferentemente do que ocorre no caso em que os interesses são simétricos, no lado vendedor não ocorre autosseleção dos participantes e a plataforma passa a ter um papel de certificação dos vendedores, criando ambientes de qualidade selecionada onde um preço maior pode ser cobrado dos compradores.
Título en inglés
Essays on platforms, heterogeneous agents and price discrimination
Palabras clave en inglés
Credit card
Game theory
Heterogeneous agents
Platforms
Price discrimination
Two-sided markets
Resumen en inglés
This thesis has three papers related to the subject in the title. The first one, an econometric paper, evaluates the impact of a break of exclusivity promoted by Brazilian authorities in the payment card acquiring industry in 2010. We use two frameworks: in one of them, we try to identify categories of merchants to use as control group, while in the other we decompose prices into markup and marginal cost elements. The estimations employ a dataset of individual merchants with information for the largest ones in each category. The results indicate success in promoting some competition. In the second paper, we argue that undue charges made by financial institutions may be a form of price discrimination, since their reversion requires effort from consumers. Given that in such case the optimal undue charges depend on consumers profiles, we build a likelihood function based test to show how information on complaints might be used to detect this sort of behavior, even when the relevant authority knows less about clients than the financial institution. The third one, an applied theoretical paper, analyses the behavior of commercial platforms in two-sided markets where the roles of buyers and sellers are well defined and there is heterogeneity within each of these groups of agents. Differently from what happens in a setting with symmetric interests, in the seller side no self-selection takes place and the platform gains an important quality certification role, creating spaces for trade where seller quality is higher and buyers are willing to pay more.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
GabrielGarber.pdf (2.78 Mbytes)
Fecha de Publicación
2015-01-07
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.