• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.12.2008.tde-14082008-094420
Documento
Autor
Nome completo
Jaqueline Maria de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Menezes Filho, Naercio Aquino (Presidente)
Madeira, Ricardo de Abreu
Pazello, Elaine Toldo
Título em português
Custo-efetividade de políticas de redução do tamanho da classe e ampliação da jornada escolar: uma aplicação de estimadores de matching
Palavras-chave em português
Economia da educação
Educação
Política educacional
Qualidade da educação
Resumo em português
O objetivo do presente estudo é contribuir para a identificação do efeito causal de reduções no tamanho da classe e ampliação da jornada escolar sobre o rendimento escolar em matemática dos estudantes brasileiros da 4ª série do ensino fundamental de escolas de área urbana da rede pública de ensino. Para tanto, foram utilizados a metodologia de Generalized Propensity Score Matching, no caso em que o tratamento de interesse (tamanho da classe) é uma variável contínua, e o estimador Nearest Neighbor Matching com correção de viés para tratamento binário (jornada escolar). A base de dados empregada foi o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), referente ao ano de 2005. Os resultados sugerem a existência de um efeito positivo do aumento da jornada escolar sobre o desempenho escolar. A ampliação de quatro para cinco horas na jornada diária dos estudantes está associada a um aumento de 8,36 pontos na proficiência em matemática ou, equivalentemente, um movimento de 0,20 desvios-padrão na distribuição de notas. No caso do tamanho da classe, o efeito estimado de uma redução de 38 para 30 é de 10,67 pontos, um movimento de 0,26 desviospadrão na distribuição de proficiência. Num segundo momento, os custos associados a essas duas políticas foram avaliados, em contraposição aos benefícios, por meio de uma análise de custo-efetividade. Os resultados indicaram que a ampliação da jornada escolar de quatro para cinco horas diárias possui a maior razão benefício/custo, comparativamente às políticas de redução do tamanho da classe, quando as classes têm 33 alunos ou menos. Para classes maiores, a política de redução das classes é mais custo-efetiva.
Título em inglês
Cost-effectiveness of class size reduction and school hours increase polices: a matching estimators approach.
Palavras-chave em inglês
Economics of education
Education
Educational polices
Quality of education
Resumo em inglês
This dissertation aims to contribute to the identification of the causal effect of class size reduction and school hours increase on student achievement. It focuses on Brazilian basic education students from public schools located at urban areas. The Generalized Propensity Score Matching methodology for continuous treatment and the Nearest Neighbor Matching with bias correction were applied to estimate the treatment effect of class size reduction and school hours increase, respectively. The dataset used in the analysis was the National Basic Evaluation System (SAEB) carried out by the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) in 2005. The results suggest that there is a positive school hours effect on student achievement. When the instruction time is increased from four to five hours, the corresponding increase in math test scores is 8.36 points or, equivalently, a 0.20 standard deviation movement on the grade distribution. In addition, the estimated class size effect of a reduction from 38 to 30 students is 10.67 points or, equivalently, a 0.26 standard deviation movement on the grade distribution. After estimations, a cost-effectiveness analysis was carried out in order to confront costs and benefits of these interventions. The results show the school hours increase is more cost-effective when class size is 33 or smaller. Otherwise, the class size reduction is more cost-effective.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Capa.pdf (12.80 Kbytes)
Resumo_abstract.pdf (13.66 Kbytes)
Data de Publicação
2008-08-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.