• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2006.tde-10122006-184214
Documento
Autor
Nome completo
Andréa Zaitune Curi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Menezes Filho, Naercio Aquino (Presidente)
Fernandes, Reynaldo
Ribeiro, Eduardo Pontual
Título em português
A relação entre o desempenho escolar e os salários no Brasil
Palavras-chave em português
Desempenho escolar
Função de produção educacional
Modelo de Roy
Salário
Viés de seleção
Resumo em português
O objetivo desse trabalho é analisar a relação entre o desempenho escolar e os salários dos jovens brasileiros. Examinamos se a qualidade do ensino, mensurada pelas notas obtidas por uma geração nos exames de proficiência realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, o INEP, em seu Estado ao término do ensino médio, afeta os salários a serem recebidos por esta geração quando ela estiver no mercado de trabalho, cinco e seis anos depois, respectivamente com dados do Censo Demográfico de 2000 e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a PNAD, de 2001. A partir de um modelo de pseudo-painel, corrigimos os problemas de viés de seleção gerados pelas migrações e pelo alto nível educacional da amostra selecionada, através do modelo de Roy (1951) aplicado em Dahl (2001). Os determinantes da proficiência escolar, tais como “background" familiar, a infra-estrutura escolar e o perfil de docentes e diretores também foram analisados. A partir da estimação do modelo em dois estágios, os resultados do primeiro estágio mostram que o desempenho dos alunos em exames de proficiência é positivamente relacionado aos investimentos em educação, como melhor remuneração a professores e diretores, critérios mais rigorosos de seleção desses profissionais, assim como investimentos em infra-estrutura, que melhoram a qualidade da escola. Isso aponta para a existência de uma relação entre os recursos destinados à educação e a qualidade da mesma no Brasil. Adicionalmente, os resultados do segundo estágio do modelo mostram que as notas obtidas por uma geração nos testes de proficiência são significantes para explicar os salários futuros da mesma. Dessa forma o estudo confirma a importância de políticas públicas que invistam na qualidade da escola ao invés de políticas destinadas apenas a aumentar os anos de estudo da população.
Título em inglês
The relation between school performance and wages in Brazil
Palavras-chave em inglês
Education production function
Roy model
School performance
Selection bias
Wages
Resumo em inglês
The aim of this paper is to examine the relationship between the school performance and the wages of young Brazilians workers. We examine if school quality, measured by test scores of a generation in SAEB at the end of high school, affect the earnings of this generation when they enter the labor force, five and six years later, with sample of Censo (2000) and PNAD (2001). We use a pseudo-panel model to correct the problems of selection bias, created by migrations and by the high education level of the selected sample, through a Roy model (1951) applied in Dahl (2001). The determinants of school performance, like familiar background, school structure, teacher and director profiles also were analyzed. We conclude that school characteristics are responsible for a good performance of students in tests scores, and that the school performance explains the differences of the earnings of young Brazilians workers.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2006-12-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.