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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2010.tde-04112010-164142
Documento
Autor
Nome completo
Igor Siqueira Cortez
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Madeira, Gabriel de Abreu (Presidente)
Mello, Joao Manoel Pinho de
Rodrigues Junior, Mauro
Título em português
Uma análise empírica do consumo de música na Universidade de São Paulo
Palavras-chave em português
Direito de propriedade
Econometria
Internet
Música
Pirataria
Resumo em português
O compartilhamento de músicas pela Internet pode ter efeitos negativos ou positivos sobre a indústria musical. Por um lado, pode limitar a poder de incentivos à criação garantidos por direitos autorais. Por outro lado, contribui para a divulgação de artistas e músicas. Este artigo estima os efeitos de downloads de música sobre o consumo de CDs e shows para uma amostra de 7.147 estudantes universitários. Utilizando variáveis instrumentais motivadas por um modelo teórico simples, associadas à habilidade em informática e tolerância à ilegalidade, estimamos que a prática de downloads de música reduz a probabilidade de consumir CDs em até 45%, ao passo que aumenta a probabilidade de ir a shows em até 35%. Nossos resultados também apontam que existe uma relação de substituição entre pirataria física de CDs e downloads de música. Esse último resultado sugere que as estimativas feitas sem levar em conta o consumo de CDs piratas na equação estrutural podem ser viesadas.
Título em inglês
An empirical analysis of music consumption at University of São Paulo
Palavras-chave em inglês
Copy right
Econometrics
Internet
Music
Piracy
Resumo em inglês
Music file sharing may have positive or negative effects over the music industry. On the one hand, it might undermine incentives for music creation guaranteed by copyrights. On the other hand, it contributes to the dissemination of artists and songs. In this paper we estimate the effect of music downloads over the consumption of CDs and concerts for a sample of 7.147 university students. Using theoretically motivated instrumental variables related to computer skills and illegality acceptance, we estimate that the practice of downloads generates a reduction on the probability of buying CDs of up to 45% and an increase in the order of 35% on the probability of going to concerts. We also show the existence of a substitution relationship between physical CD piracy and music downloads. This last result suggests that estimates without controlling for CD piracy may be biased.
 
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Igor.pdf (1.92 Mbytes)
Data de Publicação
2010-11-19
 
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