• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2010.tde-04112010-164142
Documento
Autor
Nombre completo
Igor Siqueira Cortez
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Madeira, Gabriel de Abreu (Presidente)
Mello, Joao Manoel Pinho de
Rodrigues Junior, Mauro
Título en portugués
Uma análise empírica do consumo de música na Universidade de São Paulo
Palabras clave en portugués
Direito de propriedade
Econometria
Internet
Música
Pirataria
Resumen en portugués
O compartilhamento de músicas pela Internet pode ter efeitos negativos ou positivos sobre a indústria musical. Por um lado, pode limitar a poder de incentivos à criação garantidos por direitos autorais. Por outro lado, contribui para a divulgação de artistas e músicas. Este artigo estima os efeitos de downloads de música sobre o consumo de CDs e shows para uma amostra de 7.147 estudantes universitários. Utilizando variáveis instrumentais motivadas por um modelo teórico simples, associadas à habilidade em informática e tolerância à ilegalidade, estimamos que a prática de downloads de música reduz a probabilidade de consumir CDs em até 45%, ao passo que aumenta a probabilidade de ir a shows em até 35%. Nossos resultados também apontam que existe uma relação de substituição entre pirataria física de CDs e downloads de música. Esse último resultado sugere que as estimativas feitas sem levar em conta o consumo de CDs piratas na equação estrutural podem ser viesadas.
Título en inglés
An empirical analysis of music consumption at University of São Paulo
Palabras clave en inglés
Copy right
Econometrics
Internet
Music
Piracy
Resumen en inglés
Music file sharing may have positive or negative effects over the music industry. On the one hand, it might undermine incentives for music creation guaranteed by copyrights. On the other hand, it contributes to the dissemination of artists and songs. In this paper we estimate the effect of music downloads over the consumption of CDs and concerts for a sample of 7.147 university students. Using theoretically motivated instrumental variables related to computer skills and illegality acceptance, we estimate that the practice of downloads generates a reduction on the probability of buying CDs of up to 45% and an increase in the order of 35% on the probability of going to concerts. We also show the existence of a substitution relationship between physical CD piracy and music downloads. This last result suggests that estimates without controlling for CD piracy may be biased.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Igor.pdf (1.92 Mbytes)
Fecha de Publicación
2010-11-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.