• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2019.tde-03042019-165558
Documento
Autor
Nombre completo
Graziella Magalhães Candido de Castro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Rubin, David Daniel Turchick (Presidente)
Nakabashi, Luciano
Rodrigues Junior, Mauro
Tourinho, Octavio Augusto Fontes
Título en inglés
Essays on endogenous economic growth and inequality
Palabras clave en inglés
Education
Growth
Heterogeneous agents
Human capital
Inequality
Resumen en inglés
This thesis is composed of two essays on endogenous economic growth with human capital accumulation and heterogeneous agents. In both essays, we study the relationship between economic growth and the dynamics of inequality. In the first paper, entitled "Private versus public education in a two-stage human capital model," we study the long-term impacts of different educational regimes on growth and inequality using a two-stage human capital accumulation model. The importance of accounting for educational stages is to recognize the hierarchical nature of education and its dynamic implications in the long-run. At each educational stage, basic or advanced, funding may either be public or private. The second paper, entitled "The Lucas model under heterogeneous agents," studies the pattern of distributional dynamics on an economic growth model with human capital accumulation. We explore the implicit properties of the dynamics of inequality in a simplified form of the Lucas (1988) model, in which agents differ in their initial endowments of human capital.
Título en portugués
Ensaios em crescimento econômico endógeno e desigualdade
Palabras clave en portugués
Agentes heterogêneos
Capital humano
Crescimento
Desigualdade
Educação
Resumen en portugués
Esta tese é composta por dois ensaios em crescimento econômico endógeno com acumulação de capital humano e agentes heterogêneos. Nos dois ensaios, estudamos a relação entre o crescimento econômico e a dinâmica da desigualdade. No primeiro ensaio, intitulado "Private versus public education in a two-stage human capital model ", estudamos os impactos de longo prazo de diferentes regimes educacionais sobre o crescimento e desigualdade, usando um modelo com acumulação de capital humano em dois estágios. A importância de considerar os estágios educacionais está em reconhecer a natureza hierárquica da educação e suas implicações dinâmicas no longo-prazo. Em cada estágio educacional, básico ou avançado, o financiamento da educação pode ser privado ou público. O segundo artigo, intitulado "The Lucas model under heterogeneous agents", estuda o padrão das dinâmicas distribucionais em um modelo de crescimento econômico com acumulação de capital humano. Nesse artigo, estudamos as propriedades da dinâmica da desigualdade implícitas em uma versão simplificada do modelo de Lucas (1988). Para isso, consideramos que os agentes diferem em suas dotações iniciais de capital humano.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
OriginalGraziella.pdf (1.01 Mbytes)
Fecha de Publicación
2019-04-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.