• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.12.2003.tde-30032007-180629
Documento
Autor
Nome completo
Rogério Ferreira dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Rocha, Welington (Presidente)
Pamplona, Edson de Oliveira
Pereira, Carlos Alberto
Título em português
Uma contribuição ao estudo de evidenciação do efeito da cumulatividade de tributos: o caso da COFINS em quatro estágios de um segmento da cadeia produtiva do couro
Palavras-chave em português
Contabilidade
Couro
Preço de Venda
Tributação
Resumo em português
Este trabalho propõe uma metodologia para evidenciar o efeito da cumulatividade de tributos no preço de venda de um produto ao longo da cadeia produtiva. Foi apresentado um panorama sobre o setor coureiro no Brasil, com o objetivo de identificar os estágios mais relevantes de um segmento da produção do couro e mensurar o efeito da cumulatividade da COFINS que ocorre nesse segmento. Os procedimentos da metodologia contemplam a demonstração do encadeamento do efeito cascata do tributo em cada um dos estágios, mensurando a taxa de majoração do preço de venda do couro que acontece de um agente e o seguinte do segmento. Por meio da metodologia sugerida, foi possível evidenciar que em cada estágio do segmento da cadeia produtiva do couro (produtor, abatedouro, curtume, indústria de artefatos de couro) as taxas de majoração do preço de venda foram 4,27%, 5,56%, 5,23% e 4,97%, respectivamente. A metodologia evidencia, também, que o percentual de 7,91% do preço de venda no último estágio do segmento considerado representa o valor do tributo nele incorporado. Não obstante estes percentuais serem válidos somente para os valores dos preços de cada estágio ilustrados no exemplo deste estudo, a metodologia poderá ser utilizada para apurar os percentuais de outros estágios e segmentos.
Título em inglês
A contribution to the study of disclousure effects of cumulativeness of tributes: the case COFINS taxation in four phases of a segment of the leather productive chain.
Palavras-chave em inglês
Accounting
Leather
Selling prices
Taxation
Resumo em inglês
This work suggests a methodology to disclosure effects of the cumulative taxes on the selling prices along the supply chain. We presented a panorama about the leather production segment in Brasil aiming to identify the main phases of the leather production process by measuring the effects of COFINS taxation that occurs in the segment. The methodological procedures adopted here allow us to verify the cumulative taxation in each referred phase by measuring the rate of in crease of the leather selling prices which occurs from one element to the following one of the supply chain, Through the methodology suggested we achieved to demonstrate that in each of the leather production phase (producer, slaughter, tannery, leather company) the increasing rates of selling prices was 4,27%, 5,56%, 5,23% and 4,97%, respectively. The method also indicates that the increasing rate of 7,91% on the selling prices relatives to the last phase correspond to the amount of tax added to the product. Though these percentage are valid only for these example utilized in this work, we conclude that this methodology applies to other cases and segments.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-04-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.