• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2003.tde-29042003-094202
Documento
Autor
Nome completo
Angelo Alves da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Frezatti, Fabio (Presidente)
Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
Pereira, Carlos Alberto
Título em português
Gestão financeira: um estudo acerca da contribuição da contabilidade na gestão do capital de giro das médias e grandes indústrias de confecções do estado do Paraná.
Palavras-chave em português
capital de giro
contabilidade
gestão
Resumo em português
O principal objetivo deste trabalho é verificar se a contabilidade, enquanto instrumento de geração de informações úteis, está sendo utilizada na gestão do capital de giro das médias e grandes indústrias de confecções de artigos do vestuário e acessórios do Estado do Paraná. A motivação desta pesquisa advém da crença de que a maioria das empresas utiliza a contabilidade apenas para atender a exigências fiscais, desconhecendo a importância da mesma como instrumento gerencial. Partindo desta 'crença' e visando atingir o objetivo supracitado, a pesquisa focalizou vinte e cinco indústrias de confecções de médio e grande portes, situadas em dez municípios paranaenses. Os resultados obtidos com a referida pesquisa vêm revelar que, no âmbito das médias e grandes empresas, a tendência de se utilizar a contabilidade apenas como instrumento de atendimento ao FISCO está sendo, aos poucos, revertida. A pesquisa mostrou que 64% das empresas visitadas já possuem contabilidade voltada para a gestão dos negócios, produzida dentro da própria empresa, com contador ou controller exclusivos. Um dos prováveis fatores que fez com que a contabilidade ganhasse maior relevância como instrumento de apoio à gestão dos negócios nas empresas pesquisadas, deixando, inclusive, de ser terceirizada, é a globalização de mercados e o conseqüente aumento da competitividade. Isto porque tais fenômenos vêm exigindo das empresas um estilo de administração mais qualificada, com valorização do seu quadro de colaboradores, entre os quais, o contador.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
DISSERTACAOangelo.pdf (789.78 Kbytes)
Data de Publicação
2003-06-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.