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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2004.tde-29012005-165626
Documento
Autor
Nome completo
Geraldo Alemandro Leite Filho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Martins, Gilberto de Andrade (Presidente)
Abboud, Miguel
Gouvea, Maria Aparecida
Título em português
A relação orientador-orientando e suas influências no processo de elaboração de teses e dissertações dos programas de pós-graduação em contabilidade na cidade de São Paulo
Palavras-chave em português
Contabilidade
Interação professor-aluno
Pós-graduação
Resumo em português
O presente estudo teve por objetivo diagnosticar, caracterizar e compreender aspectos da relação orientador-orientando e suas influências no processo de produção de teses e dissertações dos programas de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade na cidade de São Paulo. Utilizou-se, na abordagem metodológica, pesquisa qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas semi-estruturadas. As entrevistas foram realizadas com orientadores e orientandos dos programas de pós-graduação em Contabilidade da cidade de São Paulo, na condição de mestres, doutores, mestrandos, doutorandos e professores. Foram pesquisados quinze orientandos e sete orientadores. Na análise das entrevistas utilizou-se o conceito de categorias de análise, agrupando-se respostas idênticas de sujeitos diferentes. Também foram criados agrupamentos de categorias em concomitância com os objetivos específicos do trabalho. Os resultados indicaram que, na escolha dos orientadores, os orientandos consideraram a congruência de interesses de pesquisa em determinado assunto ou linha de pesquisa. Os principais fatores condicionantes da escolha foram a experiência anterior do orientando com o orientador, a afinidade pessoal e a empatia. Quanto às condições e requisitos para aceitação de alunos para orientação foram encontradas evidências de que os orientadores valorizaram características técnicas dos orientandos, enquanto que os orientandos valorizaram as características afetivas e pessoais para escolha dos orientadores. Com relação aos fatores comportamentais facilitadores do relacionamento, foram identificados o comprometimento e acessibilidade do orientador e orientando, respeito e facilidade de comunicação entre as partes. Quanto aos fatores técnicos e de conhecimento que facilitam a relação, foram enfatizados o conhecimento técnico específico na área de pesquisa, conhecimento e experiência em metodologia de pesquisa, principalmente saber o que se espera de uma dissertação ou tese. Com referência aos encontros de orientação, foram encontrados indícios de encontros assistemáticos, posições autocráticas de orientadores, e relatos de que a quantidade reduzida de encontros não produziu efeitos significativos na qualidade do trabalho o que provocou sentimentos de insegurança, angústia e solidão nos orientandos. Verificou-se também que os encontros surgiram da necessidade emergencial do orientando, o que, conjugado com os fatores falta de tempo e inacessibilidade dos orientadores, provocou aspectos negativos no relacionamento orientador-orientando que influenciaram, de maneira negativa, o processo de construção da dissertação ou tese. Verificou-se que a qualidade do trabalho pode ser resultado do relacionamento construtivo e efetivo entre orientadores e orientandos, quando suas relações afetivas transcendem os aspectos técnicos, quando os orientadores assumem efetivamente seu papel, fazendo leituras críticas e indicando caminhos, numa relação dialética, minimizando sentimentos de isolamento intelectual nos orientandos, e também quando há dedicação e disponibilidade por parte dos orientandos. Como sugestões, indicou-se a utilização de modelos de orientação coletiva; criação de seminários entre orientadores e orientandos para discutir a produção acadêmica na pós-graduação e para apresentar perfis de orientadores e orientandos; utilização de noções de relacionamento interpessoal; e incentivo dos orientadores aos orientandos para que assistam defesas de dissertações e teses, com o objetivo de verificar o que se espera desses trabalhos acadêmicos.
Resumo em inglês
The present study has had as objective diagnose, characterize and understand aspects about the relationship among supervisor-supervised and theirs influences en the process that produce thesis and dissertations of the postgraduate programs in Accountancy in Sao Paulo City. It was used in the methodological approach qualitative research, with daces collected in semi-structured interviews. The interviews were realized with supervisor and supervised in the postgraduate programs in Accountancy in Sao Paulo City, as masters, doctors, master’s degree, doctor’s degree and professors. It was researches fifteen supervised and seven supervisors. It was used interviews analyses the concept of categories of analyses, putting together identical answers from different subjects. It was created either group of categories in concomitance with the specific objectives of work. The results pointed to, in the choice of the supervisor, the supervised considered the congruence of interests in do the research in a determined subject or in a line of research. The main factors that condition the choice were the previous experience among supervisor-supervised, personal affinity and empathy. As the conditions and requisites for accept the students to be orientated, was found evidences that the supervisors valued technical characteristics of the supervised, while the supervised valued the personal and affective characteristics to choice the supervisors. In relation to the behaviors factors that make easy the relationship, was identified the compromise and accessibility between supervisor and supervised, respect and facility of communication between them. As the technical factors and knowledge than make easy the relationship, it was given emphases to the specific technical knowledge in the research area, the knowledge and experience in methodology of research, mainly know what is expected in a dissertation or thesis. In reference to the orientates meetings, was found signs of non-systematic meetings, supervisor autocratic positions and relates that the reduced quantity of meetings will not produce significant effects in the work’s quality, what provoked feelings of insecurity, anguish an loneliness in the supervised. It was verified too that meetings appeared of the emergent necessity of the supervised, and, together with the factors fault of time and inaccessibility of supervisors, provoked negative aspects in the relationship among supervisor-supervised that influenced, in a negative way, the process of building of the dissertation or thesis. It was verified that the quality of the work shod be result of the constructive and effective relationship among supervisors and supervised, when their relationship transcends the technical aspects, when the supervisors assume effectively their paper, doing critics, reading and indicating ways, in a dialectic relationship, minimize feelings of intellectual isolation in the supervised, an when there are dedication and disposition of the supervised. As suggestions, it was indicated the use of models of collective orientation, upbringing of seminaries between superiors and supervised to discuss the academic production in the postgraduate and to present profiles of supervisors and supervised, use of notions or interpersonal relationship, and supervisors incentive for the supervised to assist defense of dissertations and thesis whit the objective to verify what is expected of a dissertation or thesis.
 
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Data de Publicação
2005-04-13
 
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