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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2017.tde-24032017-152131
Documento
Autor
Nome completo
Vitor Hideo Nasu
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Afonso, Luis Eduardo (Presidente)
Cornacchione Junior, Edgard Bruno
Leite, Ligia Silva
Miranda, Gilberto José
Título em português
O efeito do sistema de resposta do estudante (SRE) sobre o desempenho acadêmico e a satisfação discente: um quase-experimento com alunos de Ciências Contábeis
Palavras-chave em português
Contabilidade - Estudo e Ensino
Desempenho acadêmico
Quase-experimento
Satisfação discente
Sistema de resposta do estudante
Resumo em português
O desenvolvimento tecnológico vem impactando o campo da educação de múltiplas maneiras. Entretanto, a educação tradicional parece estar estagnada sob vários aspectos. No ensino superior de ciências contábeis, há diversas evidências. Com base nesse cenário, apresenta-se o Sistema de Resposta do Estudante (SRE), um recurso tecnológico que, em sua versão mais recente, consiste de dispositivos pessoais e um software interconectados pela internet usados para que os alunos possam responder questões propostas pelo docente e para que haja feedback instantâneo. Nesse sentido, o presente estudo objetivou verificar o impacto do SRE no desempenho acadêmico e na satisfação dos alunos de ciências contábeis. Foi conduzido um quase-experimento, dividido em duas partes, com alunos da disciplina de Contabilidade de Entidades Diversas de uma instituição de ensino superior pública brasileira. Ao todo, 55 alunos participaram do quase-experimento, separados em duas turmas (A e B). A Parte 1 do quase-experimento ocorreu no 1º bimestre do ano letivo de 2016 da instituição, tendo a Turma A como grupo de controle a Turma B como grupo de tratamento. A Parte 2, por sua vez, foi realizada no 2º bimestre, com a inversão dos grupos de tratamento e de controle. No início da pesquisa, foram aplicadas provas com o intuito de verificar o conhecimento prévio do conteúdo. Outros dados foram coletados por meio dos documentos da disciplina e de um questionário que compreendeu questões sobre o perfil socioeconômico dos discentes e acerca do uso (14 questões) e satisfação (10 questões) com o SRE. Em ambos os bimestres, os testes t (sig. > 0,10) e Mann-Whitney (sig. > 0,10) não indicaram que o emprego do SRE tem efeito positivo estatisticamente significativo sobre o desempenho acadêmico dos alunos. Complementarmente, analisou-se o impacto do SRE na performance discente em conjunto com fatores individuais, acadêmicos e socioecômicos por meio de modelos de regressão. Os resultados reforçaram que o SRE não exerce influência significativa sobre o desempenho acadêmico (sig. > 0,10). Em relação à satisfação discente, as estatísticas descritivas apontaram que os alunos gostaram de usar a tecnologia (média = 9,59; dp = 0,93), o SRE tornou a aula mais divertida em comparação com o ensino tradicional (média = 9,55; dp = 1,14) e houve satisfação com o equipamento (média = 9,28; dp = 1,61). Além disso, o teste U de Mann-Whitney sinalizou que não houve diferença de percepção entre as Turmas A e B em se tratando de satisfação com o SRE. Ambas as turmas mostraram padrão similar de satisfação. Da mesma forma, pela matriz de correlação de Spearman dos itens de satisfação, verificaram-se significantes relações, com destaque para a correlação que indica que quanto maior a satisfação discente com o SRE, maior tende a ser a satisfação com a disciplina (coef. = 0,2331; sig. < 0,10). Nesse sentido, constatou-se que o SRE não aumenta a performance acadêmica, mas colabora para o desenvolvimento da satisfação discente de modo geral.
Título em inglês
The effect of Student Response System (SRS) on academic performance and student satisfaction: a quasi-experiment with accounting students
Palavras-chave em inglês
Academic performance
Accounting - Study and Teaching
Quasi-experiment
Student response system
Student satisfaction
Resumo em inglês
Technological development has impacted the field of education in many ways. However, a traditional education seems to be stagnated in many aspects. In higher accounting education, there are several evidences. Based on this scenario, the Student Response System (SRS) is presented, which is a technological tool that, in its most recent version, consists of personal devices and a software interconnected by the internet, so that students are able to answer questions proposed by the professor with instant feedback. In this sense, the present study aimed to verify the impact of the SRS on academic performance and satisfaction of the accounting students. It was conducted a quasi-experiment, divided into two parts, with students enrolled in the Accounting for Diverse Entities discipline of a Brazilian higher education institution. In all, 55 students participated in a quasi-experiment, separated into two classes (A and B). The Part 1 of the quasi-experiment occurred in the first two-months of the 2016 institutional calendar, with Class A as control group and Class B as treatment group. The Part 2, in turn, was performed in the second two-months period, with an inversion of the treatment and control groups. At the beginning of the research, initial tests were applied with the students in order to verify the previous knowledge of the content. Other data were collected through class documents and a questionnaire that included questions on socioeconomic profile of the students and about the use (14 questions) and satisfaction (10 questions) with the SRS. In both parts of the quasi-experiment, the t (sig. > 0.10) and Mann-Whitney (sig. > 0.10) tests did not indicate that the use of SRS has a statistically significant positive effect on students' academic performance. Additionally, the impact of SRS on student performance was analyzed in conjunction with individual, academic and socioeconomic factors through regression models. The results reinforce that the SRS does not have a significant influence on the academic performance (sig. > 0.10). Regarding student satisfaction, descriptive statistics revealed that students liked to use the technology (mean = 9.59; sd = 0.93), SRS made classes funnier than traditional teaching (mean = 9.55; sd = 1.14), and there was satisfaction with the equipment (mean = 9.28; sd = 1.61). In addition, the Mann-Whitney test showed that there was no difference between Class A's and Class B's perception in terms of satisfaction with SRS. Both groups felt satisfied similarly. Likewise, Spearman's correlation matrix of satisfaction items showed significant relationships, with emphasis on the correlation that indicates that the higher the student satisfaction with the SRS, the greater the satisfaction with the discipline tends to be (coeff. = 0.2331, sig. < 0.10). In general, it was verified that SRS does not increase academic performance, but it contributes to the development of students' satisfaction.
 
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CorrigidoVitor.pdf (1.16 Mbytes)
Data de Publicação
2017-04-03
 
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