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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2017.tde-21062017-114834
Documento
Autor
Nome completo
Adriana Lotze Martinez
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Cornacchione Junior, Edgard Bruno (Presidente)
Leal, Edvalda Araújo
Murcia, Fernando Dal-Ri
Nossa, Valcemiro
Título em português
Aprovados, mas...capacitados? um estudo sobre princípios versus regras nos exames de suficiência e em provas de concursos públicos
Palavras-chave em português
Avaliação da aprendizagem
Concursos públicos
Credenciamento contábil
Princípios e regras
Resumo em português
Em uma sociedade cada vez mais complexa e sofisticada, e em nosso contexto com especial atenção às relações empresarias e econômicas, há cada vez menos espaço para um olhar ancorado em representações estanques. Por conta disso, e com o advento das International Financial Reporting Standard (IFRS) no Brasil, suportada pela Lei n° 11.638/07, iniciou-se uma nova visão contábil priorizando evidenciação mais refinada visando refletir mais fidedignamente as transações das empresas. Talvez o que melhor simbolize esse novo enfoque seja o viés principiológico das IFRS. Entretanto, a inquietação surge quanto a um ponto específico de sua efetiva implementação na sociedade. Se o incentivo ou o direcionamento das avaliações que o recém-egresso se submete em relação ao seu conhecimento contábil, tanto no exame de suficiência como na busca por colocação no mercado de trabalho via concurso público, poderia estar desalinhada aos novos ideais buscados pelas IFRS por meio dos princípios. Com base na teoria da avaliação, Preskill e Torres (1999) alertam que a avaliação precisa integrar o aprendido à prática da sociedade. Da mesma forma, Patton (1997) relembra que é fundamental que o avaliador enfrente o desafio de fazer avaliações que sejam correlacionadas em sua aplicação e úteis. Com a vinculação da nova visão principiológica com a teoria da avaliação, através das definições apresentadas pelos autores acima, foi então analisado, utilizando-se do método Delphi, se as provas de credenciamento contábil e as provas dos principais concursos públicos federais têm utilizado em maior número as questões principiológicas. Os resultados, porém, evidenciaram o contrário, mostrando que há uma maior cobrança de regras nas provas analisadas, ou seja, nestes exames, ainda existe a predominância do modelo regramental apenas sob o manto das IFRS. Deste modo, percebe-se uma possível existência de descompasso entre os ideais relacionados às IFRS e o direcionamento indutor das avaliações de recém-egressos e de profissionais da área contábil.
Título em inglês
Approved, but...prepared? a study on principles versus rules in professional entry exams and civil servant job selection.
Palavras-chave em inglês
Accounting profession entry exam
Civil servant selection
Evaluation
Learning assessment
Principles and rules
Resumo em inglês
In an increasingly complex and sophisticated society, and in our context with special attention to business and economic relations, there is lesser space for an anchored view in stationary representations. In this regard, and with the advent of the International Financial Reporting Standard (IFRS) in Brazil, supported by Law No. 11,638 / 07, a new accounting approach was initiated prioritizing disclosure that is more refined in order to reflect more accurately corporate transactions. Perhaps, what best symbolizes this new approach is the principles bias of IFRS. However, the concern arises related to a specific point of its effective implementation in society. If the incentive or direction of the assessments that a new graduate undergoes in relation to his / her accounting knowledge, both in the professional entry exam and in the search for placement in the job market (civil servant), could be misaligned with the new principle ideals defended by IFRS. Based on evaluation theory, Preskill and Torres (1999) warn that evaluation needs to integrate learning and society practice. Similarly, Patton (1997) recalls that it is critical that an evaluator faces the challenge of making evaluations that are correlated in their application and useful. By linking this new principiological vision with evaluation theory, through the definitions presented by the authors above, professional entry exams and tests as part of civil servant selection have been analyzed by Delphi method to find out if they have used principiological questions in larger numbers. The results, however, indicate the opposite idea. They showed that there is a bigger charging of rules in the tests that were analyzed, in other words, there is still a predominance of the rule model with a single difference: now under IFRS cloak. Thus, there is a possible existence of mismatch between the ideals related to IFRS and the inductive orientation of the assessment directed to new graduates and professionals in the accounting area.
 
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CorrigidoAdriana.pdf (1.88 Mbytes)
Data de Publicação
2017-06-26
 
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