• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2001.tde-15052002-094025
Documento
Autor
Nome completo
Ana Paula Paulino da Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2001
Orientador
Banca examinadora
Iudicibus, Sergio de (Presidente)
Grisi, Celso Claudio de Hildebrand e
Riccio, Edson Luiz
Título em português
Contabilidade gerencial: um estudo sobre a contribuição do Balanced Scorecard.
Palavras-chave em português
balanced scorecard
contabilidade gerencial
desempenho - mensuração
gestão estratégica
sistema de suporte à decisão
Resumo em português
A dissertação argumenta que, contrariamente ao afirmado por alguns autores, o Balanced Scorecard não é simples repetição de conhecimentos já estabelecidos. Apoiado em critérios extraídos de textos escritos pelos Profs. Fernando Henrique Cardoso e Sérgio de Iudícibus, afirma que o Balanced Scorecard é uma contribuição original à literatura de contabilidade gerencial, não porque trata de temas nunca antes tratados mas porque repensa temas antigos, chamando a atenção para pontos que estavam esquecidos ou mal compreendidos, mostrando a vinculação entre pontos vitais que não estavam claramente articulados. O Balanced Scorecard mostra como esses conhecimentos estabelecidos podem ser aplicados aos tempos modernos, para atender às exigências impostas pelo ambiente mais competitivo para as empresas. O Balanced Scorecard, consequentemente, aumenta a compreensão do tema "vinculação entre estratégia e operação". A decodificação de temas complexos num particular arranjo, facilitando a integração entre firmas de software e firmas de consultoria, num ambiente ansioso por novas ferramentas gerencias, associadas a subestimação das dificuldades para implantação, para se estabelecer um padrão adequado de medidas e para a vinculação com o sistema de recompensas, levaram a que o Balanced Scorecard tenha virado um modismo. Os problemas com o ensino de contabilidade, apontados por Wickhan Skinner e por David Allen e a falta de uma teoria geral, apontada por por John Kay, ajudam a a entender a vinculação entre a contribuição de Kaplan & Norton e sua vulgarização.
Título em inglês
Managerial accounting: a study on the contribution of Balanced Scorecard.
Palavras-chave em inglês
decision support system
managerial accounting
performance measurement
strategic management
Resumo em inglês
This dissertation argues that the Balanced Scorecard is not a simple reproduction of established knowledge, although some authors have assured the opposite. Rested on criteria extracted from texts written by Profs. Fernando Henrique Cardoso and Sérgio de Iudícibus, this dissertation supports that the Balanced Scorecard is an original contribution to the management accounting literature, not in function of dealing with new issues, but in function of rethinking old knowledge, stressing points that were forgotten or misunderstood, and making explicit the linkages among vital points that were not clear articulated in literature. The Balanced Scorecard indicates how this established knowledge can be applied in nowadays to support/fill the requirements of a more competitive environment faced by companies. The Balanced Scorecard, in consequence, increases the understanding of the theme "linking strategy to action". The translation of complex themes in a particular arrangement, which facilitated the integration of software and consulting firms, in an environment anxious for new managerial tools, added to the fact that the difficulties to define an adequate standard of measurements, to implement the Balanced Scorecard and to link it to the reward system were underestimated, lead it to become a fad. Problems in teaching accounting pointed out by Wickhan Skinner and by David Allen and the lack of a general theory, pointed out by John Kay, are insights that can help to understand the linkage between the Kaplan & Norton contribution and its vulgarization.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
TDE.pdf (390.24 Kbytes)
Data de Publicação
2002-06-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.