• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2001.tde-15052002-094025
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Paula Paulino da Costa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2001
Director
Tribunal
Iudicibus, Sergio de (Presidente)
Grisi, Celso Claudio de Hildebrand e
Riccio, Edson Luiz
Título en portugués
Contabilidade gerencial: um estudo sobre a contribuição do Balanced Scorecard.
Palabras clave en portugués
balanced scorecard
contabilidade gerencial
desempenho - mensuração
gestão estratégica
sistema de suporte à decisão
Resumen en portugués
A dissertação argumenta que, contrariamente ao afirmado por alguns autores, o Balanced Scorecard não é simples repetição de conhecimentos já estabelecidos. Apoiado em critérios extraídos de textos escritos pelos Profs. Fernando Henrique Cardoso e Sérgio de Iudícibus, afirma que o Balanced Scorecard é uma contribuição original à literatura de contabilidade gerencial, não porque trata de temas nunca antes tratados mas porque repensa temas antigos, chamando a atenção para pontos que estavam esquecidos ou mal compreendidos, mostrando a vinculação entre pontos vitais que não estavam claramente articulados. O Balanced Scorecard mostra como esses conhecimentos estabelecidos podem ser aplicados aos tempos modernos, para atender às exigências impostas pelo ambiente mais competitivo para as empresas. O Balanced Scorecard, consequentemente, aumenta a compreensão do tema "vinculação entre estratégia e operação". A decodificação de temas complexos num particular arranjo, facilitando a integração entre firmas de software e firmas de consultoria, num ambiente ansioso por novas ferramentas gerencias, associadas a subestimação das dificuldades para implantação, para se estabelecer um padrão adequado de medidas e para a vinculação com o sistema de recompensas, levaram a que o Balanced Scorecard tenha virado um modismo. Os problemas com o ensino de contabilidade, apontados por Wickhan Skinner e por David Allen e a falta de uma teoria geral, apontada por por John Kay, ajudam a a entender a vinculação entre a contribuição de Kaplan & Norton e sua vulgarização.
Título en inglés
Managerial accounting: a study on the contribution of Balanced Scorecard.
Palabras clave en inglés
decision support system
managerial accounting
performance measurement
strategic management
Resumen en inglés
This dissertation argues that the Balanced Scorecard is not a simple reproduction of established knowledge, although some authors have assured the opposite. Rested on criteria extracted from texts written by Profs. Fernando Henrique Cardoso and Sérgio de Iudícibus, this dissertation supports that the Balanced Scorecard is an original contribution to the management accounting literature, not in function of dealing with new issues, but in function of rethinking old knowledge, stressing points that were forgotten or misunderstood, and making explicit the linkages among vital points that were not clear articulated in literature. The Balanced Scorecard indicates how this established knowledge can be applied in nowadays to support/fill the requirements of a more competitive environment faced by companies. The Balanced Scorecard, in consequence, increases the understanding of the theme "linking strategy to action". The translation of complex themes in a particular arrangement, which facilitated the integration of software and consulting firms, in an environment anxious for new managerial tools, added to the fact that the difficulties to define an adequate standard of measurements, to implement the Balanced Scorecard and to link it to the reward system were underestimated, lead it to become a fad. Problems in teaching accounting pointed out by Wickhan Skinner and by David Allen and the lack of a general theory, pointed out by John Kay, are insights that can help to understand the linkage between the Kaplan & Norton contribution and its vulgarization.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
TDE.pdf (390.24 Kbytes)
Fecha de Publicación
2002-06-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.