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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2012.tde-15012013-134543
Document
Auteur
Nom complet
Sheizi Calheira de Freitas
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Cornacchione Junior, Edgard Bruno (Président)
Afonso, Luis Eduardo
Fernandes, Reynaldo
Greene, Jennifer Caroline
Verhine, Robert Evan
Titre en anglais
An exploratory syudy on ENADE evaluation report utilization and its impact on undergraduate accounting program performance in Brazil
Mots-clés en anglais
Accounting
Evaluation utilization
Higher education
Resumé en anglais
The Brazilian program of higher education evaluation, broadly known by the National Exam of Students' Performance (ENADE), represents a governmental effort to gather information on undergraduate educational quality. As a product of that evaluation, reports are made available to each program evaluated; the main intent of the present research is to discover the extent to which these reports are used by undergraduate accounting program administrators and the impact of evaluation utilization on the programs' performance. Based on the theoretical support of the literature on evaluation utilization, a web-based survey was developed and applied to collect the data. With a response rate of 62% (322 completed surveys), analyses were conducted through four steps: (1) a logistic regression to verify which factors were associated with the use of the ENADE evaluation report, (2) a descriptive verification of the incidence of use of the evaluation report among the undergraduate accounting program administrators and the most frequent types of use that they report, (3) multiple regressions to analyze the impact of the evaluation report's use or misuse on the programs' performance in the subsequent evaluation, and (4) a descriptive analysis of the reasons for the nonuse of the evaluation report. The key findings of this research were as follows: the longer the program administrator's tenure, the higher his or her academic degree, the greater his or her involvement in the evaluation process, and the more positive his or her perception of the effectiveness of the communication between the evaluator and the programs, the greater the likelihood that the ENADE evaluation report would be used; the most frequent type of use among the administrators studied was conceptual; the main reason for nonuse was a lack of information about the online availability of the evaluation report; and finally, there was a positive correlation between the use of the ENADE evaluation report and the performance of undergraduate accounting programs in the subsequent evaluation.
Titre en portugais
Um estudo exploratório sobre a utilização do relatório de avaliação do ENADE e seu impacto no desempenho dos cursos de graduação em ciências contábeis no Brasil
Mots-clés en portugais
Avaliação da educação
Contabilidade
Ensino superior
Resumé en portugais
O programa Brasileiro de avaliação da educação superior, largamente conhecido pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), representa um esforço governamental para reunir informações sobre a qualidade dos cursos de graduação. Como um produto da avaliação, um relatório é disponibilizado para cada curso avaliado; e saber em que extensão esses relatórios são utilizados pelos coordenadores de cursos de graduação em ciências contábeis, assim como qual é o impacto do uso desse relatório sobre a performance dos cursos, foram os principais objetivos desse estudo. Fundamentado teoricamente na literatura sobre uso de avaliação, um questionário, que inclui uma escala para mensurar tipos de utilização, foi desenvolvido e aplicado. Com base em uma taxa de resposta de 62% (322 questionários completos), quatro diferentes aspectos foram analisados: (1) estudo dos fatores associados ao uso do relatório de avaliação do ENADE, através de regressão logística; (2) análise descritiva acerca da incidência de uso dos relatórios de avaliação, e acerca dos tipos de uso mais frequentes entre os coordenadores de cursos de ciências contábeis; (3) estudo do impacto da utilização, bem como do uso inadequado dos relatórios de avaliação, sobre o desempenho dos cursos de graduação em ciências contábeis na avaliação subsequente, por meio de regressão múltipla; e (4) análise descritiva das razões apontadas pelos coordenadores para o não uso dos relatórios de avaliação. Os principais resultados, a partir das evidências reunidas pelo presente estudo, foram: quanto maior o número de anos do coordenador no cargo, a sua titulação, o seu envolvimento no processo de avaliação e quanto mais positiva a sua percepção sobre a efetividade da comunicação entre o INEP e os cursos, maior a probabilidade de uso do relatório do ENADE; o uso conceitual foi o mais frequente entre os coordenadores pesquisados; a falta de conhecimento sobre a disponibilidade online dos relatórios de avaliação foi a principal causa de não uso verificada entre os pesquisados; e por fim, foi identificada uma correlação positiva entre o uso do relatório do ENADE e o desempenho dos cursos de graduação em ciências contábeis na avaliação subsequente.
 
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Date de Publication
2013-01-29
 
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