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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2006.tde-11032007-192558
Documento
Autor
Nome completo
Francyslene Abreu Costa Magalhães
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Martins, Gilberto de Andrade (Presidente)
Gouvea, Maria Aparecida
Theophilo, Carlos Renato
Título em português
Construção do saber no programa de doutorado em contabilidade no Brasil: plataformas teóricas e motivações
Palavras-chave em português
Bibliometria
Contabilidade
Motivação
Programa de doutorado
Resumo em português
Esta pesquisa teve como objetivo levantar, caracterizar e analisar as fontes de informações utilizadas na construção das 48 teses apresentadas no período de 2002 a 2005 ao único programa de doutorado em Contabilidade do Brasil, desenvolvido pelo Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Trata-se de estudo quantitativo com abordagem bibliométrica sobre as plataformas teóricas dos trabalhos, complementado por outro de natureza qualitativa, com a utilização de análise de conteúdo, envolvendo as motivações dos autores para empreender tais pesquisas. Dentre as 5.737 referências analisadas, os livros foram os documentos mais citados, seguidos dos artigos de periódicos; os cinco autores mais citados são vinculados à FEA/USP, dos quais quatro orientaram um terço das teses examinadas; Administração, Contabilidade, Economia, Metodologia Científica e Direito foram as áreas do conhecimento mais referenciadas; no âmbito da Contabilidade, os campos mais citados foram Teoria da Contabilidade e Contabilidade de Custos, Gerencial e Financeira. As motivações para pesquisar tiveram origem no mestrado, no exercício da docência, em situações vivenciadas nas empresas ou no interesse por temas emergentes; apoiaram-se na experiência acadêmica e profissional, na facilidade de acesso a dados, na relevância econômica do país, na importância do objeto de estudo para a sociedade e em discussões sobre o tema no contexto internacional; objetivaram suprir a curiosidade intelectual e oferecer alternativas para o atraso científico e tecnológico observado na área contábil.
Título em inglês
Knowledge construction in the doctoral program in Accountancy in Brazil: theoretical platforms and motivations
Palavras-chave em inglês
Accountancy
Bibliometrics
Doctoral programs
Motivations.
Resumo em inglês
This study aimed to survey, characterize and analyze information sources used in the construction of 48 dissertations presented between 2002 and 2005 in the only doctoral program in Accountancy, developed by the Department of Accountancy and Actuarial Science of the FEA/USP, University of São Paulo School of Economics, Business Administration and Accountancy. We carried out a quantitative study, using a bibliometric approach to the studies? theoretical platforms. This was complemented by a qualitative study, using content analysis, involving authors? motivations to undertake these studies. Among the 5,737 references we analyzed, books were the most quoted documents, followed by journal articles; the five most cited authors were affiliated with FEA/USP, four of which served as the advisors for one third of the examined dissertations; Administration, Accountancy, Economics, Scientific Methodology and Law were the most referenced knowledge areas; in the Accounting area, the most mentioned fields were Accounting Theory and Cost, Management and Financial Accounting. Research motivations emerged from the masters program, teaching, situations experienced in companies or interest in emerging themes; they were supported by academic and professional experience, easy data access, the country?s economic relevance, the importance of the study object for society and discussions about the theme in the international context; they aimed to supply the intellectual curiosity and to offer alternatives for the scientific and technological delay found in the Accounting area.
 
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dissert_francyslene.pdf (447.24 Kbytes)
Data de Publicação
2007-03-16
 
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