• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2011.tde-09022012-194409
Documento
Autor
Nombre completo
Zósia Angélica de Sant'Ana
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Cornacchione Junior, Edgard Bruno (Presidente)
Martins, Gilberto de Andrade
Saad, Fuad Daher
Título en portugués
Econofísica: uma proposta de atividade de física para (o)usar no ensino do conceito de juros
Palabras clave en portugués
Conceitos (Processos cognitivos)
Contabilidade - Estudo e ensino
Ensino e aprendizagem
Física - Estudo e ensino
Interdisciplinaridade
Juros
Resumen en portugués
A proposta deste trabalho partiu da suposição de que os estudantes têm dificuldade de aprendizagem de conceitos abstratos. As teorias de Piaget, Dewey e Kolb foram utilizadas como referências e também trabalhos da área de ensino de Física que mostram ser praticamente consensual entre os professores que a utilização de experiências concretas em sala de aula facilita a aprendizagem de um conceito abstrato. Este trabalho se propõe a verificar a aceitação, pelos alunos do ensino médio e de cursos de Ciências Contábeis, de uma experiência de física adaptada para aula de Matemática ou Contabilidade. Ele buscará confirmar se a atividade será eficiente no seu propósito, ou seja, se facilitará a aprendizagem do conceito de juros. Para tanto, a atividade será dividida em três tarefas (1 - tarefa abstrata, 2 - tarefa abstrata, 3 - tarefa concreta), que são apresentadas em detalhes no decorrer do texto. A atividade experimental foi aplicada em sala de aula, em turmas da escola média e também de faculdades, tanto públicas quanto privadas, para que se tivesse um amplo escopo acerca do conhecimento da noção de juros por parte dos estudantes. Verificou-se que esta atividade precisa ser aperfeiçoada, mas pode ser usada como material de apoio no ensino do conceito de juros nas escolas.
Título en inglés
Econophysics: a physics activity proposal for using and daring when teaching interest concept
Palabras clave en inglés
Abstract concept
Accounting
Adapted experiment
Interdisciplinarity
Interest
Physics
Teaching and learning
Resumen en inglés
The proposal of this work has arisen from a supposition that students have learning difficulties of abstract concepts. Theories formulated by Piaget, Dewey and Kolb were used as references, as well as a few works from the field of Physics learning which demonstrate that it is practically consensual among teachers that the use of concrete experiences in classroom makes the learning of an abstract concept easier. This work proposes to verify how college students and high school students accept an experience in Physics adapted for Math or Accounting classes. It will try to confirm if this activity will be efficient in its purpose, that is to say, if it will make easier to learn the concept of interest. In order to do it, the activity will be divided in three tasks (1 - abstract task, 2 - abstract task, 3 - concrete task), which are presented in details along the text. The experimental activity was applied in classroom, for high school classes and also for college students, in private and public institutions, so that a wide range of students was studied in their knowledge of the interest notion. It was verified that this experimental activity needs to be improved, but it can be used as a supplementary material for teaching the concept of interest in schools.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2012-02-28
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.