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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2011.tde-08112011-174605
Document
Author
Full name
Simone Alves da Costa
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2011
Supervisor
Committee
Rocha, Welington (President)
Borinelli, Marcio Luiz
Milani Filho, Marco Antonio Figueiredo
Title in Portuguese
Análise de custos de concorrentes: um estudo dos determinantes de custos no setor de eletroeletrônicos
Keywords in Portuguese
Competição econômica
Contabilidade de custo
Contabilidade estratégica
Inteligência competitiva
Abstract in Portuguese
O objetivo desta pesquisa é identificar os elementos caracterizadores dos fatores determinantes de custos nas empresas produtoras do setor de eletroeletrônicos no Brasil, utilizando-se exclusivamente informações disponíveis ao público. Além disso, procura-se sistematizar o conhecimento existente sobre determinantes de custos e sugerir o uso das informações públicas como alternativa de busca no processo de análise de custos de concorrentes. Para isso, foram analisadas as informações públicas elencadas de duas empresas do setor de eletroeletrônicos, Whirlpool e Samsung, seguindo um roteiro de elementos caracterizadores dos determinantes de custos conforme a abordagem bibliográfica consultada. Ademais, foram entrevistados profissionais de três empresas do setor, a fim de validar as práticas empreendidas em relação aos elementos caracterizadores dos determinantes de custos identificados. Como resultado tem-se que o roteiro sugerido proporciona análises não conclusivas, mas que indicam tendências, principalmente quando a coleção de dados é realizada visando o longo prazo, mostrando caminhos para a criação de estimativas ou, ainda, para que as informações sejam complementadas com outros mecanismos e fontes de informação. O estudo apresenta um procedimento pioneiro no sentido de ampliar o conhecimento sobre este campo de estudos, ainda incipiente na literatura. Sugere-se a replicação da pesquisa a um maior contingente de empresas, bem como a especificação de um único produto para análise ou a associação deste estudo ao nível de disclosure empreendido pelas empresas brasileiras, uma das características consideradas como diferencial para realização de tais análises.
Title in English
Cost of competitors - a study of cost drivers in electronics segment.
Keywords in English
Cost accounting
Economic competition
Intelligence competitive
Strategic accounting
Abstract in English
The objective of this research is to identify the characteristic elements of the cost drivers in producing companies from electronics segment in Brazil, using information available to the public. Moreover, attempts to systematize the existing knowledge on the cost drivers and suggests the use of public information as an alternative in the search process cost analysis of competitors. For such thing, we analyzed information from two public listed companies in the electronics segment, Whirlpool and Samsung, following a script of elements that characterizes the cost drivers as discussed in literature consulted. Furthermore, professionals of three different companies were interviewed in order to validate the practices undertaken in relation to the elements that characterize the cost drivers identified. The research shows that the guideline does not provide conclusive results, however it does show trends, especially when the data collection is carried out for the long term. As matter of fact the results can help us select the appropriate method for elaborating estimations or even, obtain conclusive result by complementing the data with other sources or methods of analysis. The study presents a cutting edge method, cutting edge because it increases the knowledge in this field which still has an incipient literature. Future investigations in this area could use this method with a larger number of companies, and focus on a single product; or a research about the relation between the level of disclosure undertaken by Brazilian companies, one of the features considered as a differential to perform such analysis.
 
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Publishing Date
2011-11-24
 
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