• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2016.tde-07072016-124548
Documento
Autor
Nombre completo
Marilia Nascimento
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Martins, Gilberto de Andrade (Presidente)
Andrade, Cacilda Soares de
Boruchovitch, Evely
Maluf, Maria Regina
Rodrigues, Ronaldo Pilati
Título en portugués
Atribuição de causalidade ao desempenho acadêmico e autoestima de estudantes de Ciências Contábeis
Palabras clave en portugués
Atribuição de causalidade
Autoestima
Contabilidade - Estudo e ensino
Desempenho acadêmico
Estudantes de Ciências Contábeis
Estudantes universitários
Rendimento escolar
Resumen en portugués
A percepção sobre as causas dos acontecimentos faz parte da vida cotidiana. Atribui-se causas aos eventos na busca de entendimento que permita prever, controlar e alterar resultados futuros. Questões como "Por que não passei na prova?" e "Porque fui o primeiro colocado no vestibular?" conduzem à percepção de uma causa explicativa, seja para o fracasso ou para o sucesso. A Teoria da Atribuição Causal tem sido examinada para compreender e explicar como as pessoas interpretam os determinantes de seu sucesso ou fracasso em situações de desempenho. As causas percebidas estarão relacionadas à percepção de cada indivíduo sobre o evento, o que não implica causalidade real, dado que a ação será efetivada de acordo com a percepção de cada indivíduo sobre o evento. A abordagem teórica utilizada nessa pesquisa foi a Teoria da Atribuição Causal, proposta por Bernard Weiner, no contexto educacional, com foco nas atribuições causais para sucesso e fracasso acadêmicos. Neste cenário, o objetivo principal da pesquisa foi identificar as causas percebidas como explicativas do desempenho acadêmico de estudantes do curso de Ciências Contábeis. Buscou-se também obter evidências e subsidiar a discussão sobre a relação entre o sucesso e o fracasso acadêmico, a modalidade de ensino, a autoestima e o perfil do estudante. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado aos estudantes de Ciências Contábeis de duas Universidades Federais que oferecem o curso em duas modalidades de ensino (presencial e a distância) e 738 respostas válidas foram obtidas para análise. O questionário foi estruturado em três blocos (I - desempenho e causas percebidas, II - mensuração da autoestima e III - perfil do estudante). Os resultados apresentaram um perfil com idade média dos estudantes de 27,4 anos (34,27 na modalidade EaD e 24,87 na modalidade Presencial). A maioria dos estudantes (83%) exercia atividade remunerada (90% na EaD e 80% na presencial) e as mulheres representaram a maioria dos respondentes (62% na modalidade EaD e 58% na modalidade presencial). As causas internas, especificamente o esforço e a capacidade, foram mais indicadas como explicativas do sucesso acadêmico e as causas externas, especificamente a dificuldade da tarefa, a flexibilidade de horário e a influência negativa do professor, foram as mais indicadas como explicativas do fracasso acadêmico. Como os resultados apontam que os estudantes indicaram com frequência a própria capacidade para explicar o sucesso, pode-se admitir manifestação da tendência autoservidora, que contribui para a manutenção da autoestima, diante da influência positiva na motivação. Entre as causas do sucesso, a capacidade associou-se a um nível mais elevado de autoestima e a causa sorte associou-se a um nível mais baixo de autoestima. Entre as causas do fracasso, a dificuldade da tarefa associou-se ao nível mais baixo de autoestima. Uma análise geral permite observar que os estudantes dedicam pouco tempo aos estudos, atribuem sucesso principalmente a si mesmos e o fracasso a terceiros, e apresentam uma elevada autoestima associada principalmente ao sucesso atribuído à capacidade. Em futuras pesquisas, recomenda-se estudos pilotos, com objetivo de definir outras atribuições causais para elaboração de novos instrumentos de coleta de dados, por meio de abordagem metodológica qualitativa, que possam ampliar os achados e contribuir com a literatura.
Título en inglés
Attribution of causality to academic performance and self-esteem in Accounting students
Palabras clave en inglés
Academic performance
Accounting students
Attribution of causality
Self-esteem
Resumen en inglés
The perception about causes of events is part of daily life. Causes are attributed to events in order to be able to make previsions, and control and change future outcomes. Questions like "why didn't I pass the test?" and "Why was I the first place in the entrance exam?" lead to perception of an explanatory cause for failure or success. The Theory of Causal Attribution has been examined to understand and explain how people interpret their success' or failure's determinants in performance situations. The perceived causes will be related to the each individual's perception about the event, which does not imply real causality, given that the action takes place according to each individual's own perception about the event. The theoretical approach used in this research was the Theory of Causal Attribution, proposed by Bernard Weiner, in the educational context, focusing on causal attributions for academic success and failure. In this context, the main objective of this research was to identify the causes perceived as explanatory of Accounting students' academic performance. The research also sought to obtain evidence and support to the discussion about the relationship among academic success and failure, the modality of education, self-esteem and students' profile. The data were collected through a questionnaire administered to Accounting students of two Public Universities offering the Accounting major in two modalities of education (traditional and e-learning), and 738 valid answers were obtained to the analysis. The questionnaire was structured into three parts (I - performance and perceived causes, II - self-esteem measurement and III - students' profile). The results showed a profile where students are 27.4 years old on average (34.27 in the e-learning modality and 24.87 in the traditional modality). Most students (83%) were working (90% in the e-learning and 80% in the traditional modality) and most respondents (62% in the e-learning and 58% in the traditional modality) were women. The internal causes, specifically effort and ability, were highlighted as explanatory factors for the academic success and the external causes, specifically task difficulty, schedule flexibility and the teacher's negative influence, were highlighted as explanatory factors for the academic failure. Since the results show that students often indicate their own ability to explain their success, this indicates a manifestation of the self-serving bias, which contributes to maintaining the self-esteem in the face of motivation's positive influence. Among the causes of success, the ability was associated with a higher level of self-esteem and luck was associated with a lower level of self-esteem. Among the causes of failure, the tasks' difficulty was associated to the lower level of self-esteem. A general analysis allows observing that students spend little time studying, mainly attribute success to themselves and failure to others, and have a high self-esteem mainly associated to the success attributed to capacity. As future researches, pilot studies are recommended in order to set other causal attributions for developing new data collection instruments, through a qualitative approach, that can expand the findings and contribute to the literature.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
CorrigidaMarilia.pdf (1.71 Mbytes)
Fecha de Publicación
2016-07-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.