• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2011.tde-07022012-151121
Documento
Autor
Nombre completo
Ivan Carlin Passos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Cornacchione Junior, Edgard Bruno (Presidente)
Laruccia, Mauro Maia
Martins, Gilberto de Andrade
Sangster, Alan John Anthony
Theophilo, Carlos Renato
Título en portugués
Raciocínio crítico de alunos de graduação em ciências contábeis: aplicação do modelo instrucional de Richard Paul
Palabras clave en portugués
Contabilidade - Estudo e ensino
Estudantes universitários
Métodos de ensino
Raciocínio
Resumen en portugués
Devido à demanda do mercado e da nova Lei das S.A´s que exigem um perfil de profissional da área de negócios com maior nível de raciocínio crítico, o objetivo geral desta tese foi conhecer, analisar e avaliar empiricamente a efetividade do modelo de raciocínio crítico de Richard Paul em alunos de disciplinas da área contábil no desenvolvimento de habilidades para pensar criticamente sobre contabilidade e atitudes de raciocínio crítico em geral. O quase-experimento piloto foi realizado em uma instituição pública durante o segundo semestre de 2010, teve uma abordagem geral (quatro intervenções de 30 min.) de aplicação do modelo e o autor da pesquisa foi monitor das classes. O segundo quase-experimento foi realizado em uma instituição particular durante o primeiro semestre de 2011, teve uma abordagem mista (aulas e atividades da turma experimento) de aplicação e o autor da pesquisa foi o professor das turmas. Em ambos os quase-experimentos os participantes preencheram três instrumentos de avaliação: dois deles aplicados no início e no final do semestre e avaliaram habilidades (Ennis Weir Critical Thinking Essay Test - EWCTET) e atitudes (California Critical Thinking Dispositions Inventory - CCTDI) de raciocínio crítico; e um deles foi uma pesquisa demográfica (aplicado no final do semestre). Além de análises descritivas das amostras, para testar as hipóteses foi aplicada a análise de covariância (ANCOVA) utilizando-se os pré-testes como covariáveis. Na instituição pública não foi constatado efeito significativo do modelo instrucional no desenvolvimento de habilidades ou atitudes de raciocínio crítico e nenhuma diferença considerando o efeito isolado das variáveis idade ou gênero. Foram confirmadas duas hipóteses na instituição particular: a turma experimento (p = 0,040 e d = 0,56) e os alunos mais velhos (p = 0,047 e d = 0,58) apresentaram maior desenvolvimento de habilidades de raciocínio crítico. Apesar de as médias das atitudes não terem sido significativamente diferentes, encontrou-se também efeito significativo do modelo instrucional no desenvolvimento da atitude curiosidade (p = 0,047 e d = 0,65). Também foram constatadas diferenças significativas nas habilidades para os efeitos isolados de idade (p = 0,002 e d = 0,77) e gênero (p = 0,016 e d = 0,60); e para as atitudes no efeito isolado do gênero (p = 0,033 e d = 0,46). Para futuras pesquisas, recomenda-se a aplicação do modelo em cursos de graduação ou pós-graduação da área de negócios e investigações mais profundas sobre formas de raciocínio, comportamento e aprendizagem, considerando idade ou gênero.
Título en inglés
Critical thinking of undergraduate students in accounting: applying the Richard Paul´s instructional model
Palabras clave en inglés
Reasoning
Study and teaching
Teaching methods
Resumen en inglés
Due to market demands and the new Corporate Law's that require a professional profile of the business area with higher level of critical thinking, the general objective of this thesis was to recognize, analyze and evaluate empirically the effectiveness of teaching Richard Paul's model of critical thinking in students of accounting disciplines in the development of abilities to think critically about accounting and of critical thinking disposition's in general. The pilot quasi-experiment was conducted in a public institution during the second half of 2010 and had a general approach (four interventions of 30 min.) of the model's use and the author of the study was the monitor´s classes. The second quasi-experiment was conducted in a private institution during the first half of 2011 and had a mixed application approach (used in most classes and activities of the experimental class) and the author of the study was the teacher´s classes. In both quasi-experiments the applicants filled three evaluation instruments. Two of them were applied at the beginning and end of the semester and evaluated skills (Ennis Weir Critical Thinking Essay Test - EWCTET) and attitudes (California Critical Thinking Dispositions Inventory - CCTDI) of critical thinking and a demographic survey was applied at the end of the semester. In addition to descriptive analysis of the samples, to test the hypotheses set was applied the analysis of covariance (ANCOVA) using pretest as covariates. In the public institution was not found significant effect of instructional model in developing skills and attitudes of critical thinking and no difference for the effect of isolated variables age or gender. In the particular institution two hypotheses were confirmed, the experimental class (p = .040 and d = .56) and the older students (p = .047 and d = .58) have presented higher development of critical thinking skills. Although the mean of the attitudes were not significantly different, also met significant effect of instructional model in the development of the curiosity attitude (p = .047 and d = .65). There were also significant differences in the abilities to the isolated effects of age (p = .002 and d = .77) and gender (p = .016 and d =.60) and in the attitudes to the isolated effect of gender (p = .033 and d = .46). For future researches, it is recommended to apply the same model in undergraduate or graduate business area and further investigation on ways of thinking, behavior and learning, taking into account age or gender.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2012-02-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.