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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2013.tde-06022014-182123
Document
Author
Full name
Claudio Marques
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2013
Supervisor
Committee
Cornacchione Junior, Edgard Bruno (President)
Balassiano, Moisés
Carvalho, Luiz Nelson Guedes de
Comini, Graziella Maria
Weffort, Elionor Farah Jreige
Title in Portuguese
Expectativa de remuneração como atributo de atratividade da profissão de auditoria independente no Brasil
Keywords in Portuguese
Auditoria
Auditoria independente
Remuneração
Teoria da expectativa
Abstract in Portuguese
A proposta central do estudo foi investigar se o valor da remuneração pode influenciar na preferência ou atratividade da auditoria independente como uma alternativa de ocupação profissional no ambiente brasileiro. Teve como foco os alunos do curso de ciências contábeis que são os prováveis candidatos a optar por essa atividade profissional. Para alcançar tal objetivo, foi definido como estratégia de pesquisa o desenho quase-experimental, conduzido com 240 alunos pertencentes às instituições públicas estaduais e federais no Brasil, em que os sujeitos participantes foram direcionados aleatoriamente ao grupo de controle ou ao grupo experimental. Cada grupo recebeu algumas ofertas de trabalho nas três atividades profissionais definidas para a pesquisa, cuja tarefa dos integrantes era dizer se aceitava ou não a vaga ofertada. A diferença entre o grupo de controle e o experimental foi o estímulo da remuneração apresentada para o grupo de experimento. A metodologia aplicada nas mensurações compreendeu basicamente análises de frequência dos grupos e testes não paramétricos para verificar a existência ou não de diferenças de média entre os grupos. Os resultados indicaram o aceite da primeira hipótese de que a preferência pela atividade de auditoria é influenciada pela percepção do valor da remuneração e, em termos relativos essa influência representou 26% na taxa de aceite, o teste não paramétrico de Mann-Whitney também confirmou a existência dessa influência apontando um p-valor < 0,000. Os resultados também indicaram suporte ao modelo de valência da teoria da expectativa em que os indivíduos com alto índice de valência pela atividade de auditoria escolheram essa atividade independentemente do estímulo remuneração uma vez que já tinham valorado os atributos de trabalho mais preferidos. Com isso, a segunda hipótese da pesquisa de que a remuneração não influencia na escolha quando a valência pela auditoria for alta, também foi aceita. Por outro lado, os resultados também apontam para o aceite da terceira hipótese indicando que aqueles indivíduos com menor valência tiveram influência significativa do fator remuneração na escolha da vaga de auditoria. Apesar de não ser o foco dessa pesquisa também foi possível evidenciar os atributos de trabalho mais preferidos pelos alunos, os quais se mostraram similares aos levantados em outras pesquisas como, por exemplo, Rendell e Brown (2011) e Leschinsky & Michael (2004), esses fatores foram 1. Oportunidade de avanço na carreira, 2. Estabilidade e segurança no trabalho e 3. Conseguir alta remuneração, seguida por outros com menor grau de importância. A principal contribuição dessa pesquisa foi evidenciar a influência do fator remuneração na atração da atividade de auditoria, permitindo assim corroborar com as pesquisas que apontam a remuneração como um dos motivos da carência de auditor independente no país, como é o caso da pesquisa de Amorin (2012).
Title in English
Expected compensation as an attribute of attractiveness for the independent auditor profession in Brazil
Keywords in English
Auditing
Compensation
Expectancy theory
Abstract in English
The main goal of this study was to investigate whether compensation value can influence the preference for or attractiveness towards independent auditing as a vocational choice in Brazil. It focused on students majoring in Accounting, who are the most likely candidates to opt for this professional occupation. To that end, the research strategy was defined in a quasi-experimental design, among 240 students enrolled at state and federal universities in Brazil; participants were randomly assigned to either the control or experimental group. Each group received a number of job offers in all three professional fields defined for the study, and participants had the task of declaring whether or not they would have accepted the job offer. The difference between the control and experimental groups was the compensation incentive (specific salary offer) presented to the experimental group. The methodology applied in the measurements consisted basically of frequency analyses of the groups and non-parametric tests to determine whether or not means differed between the groups. The results indicated acceptance of the first hypothesis that the preference for the auditing occupation is influenced by the perception of remuneration value; in relative terms, this influence accounted for 26% of the job acceptance rate, and the Mann-Whitney non-parametric test confirmed the existence of this influence as well, indicating a p-value < 0.000. The results also supported the value model of expectancy theory in which individuals with high valuing rates for the auditing occupation chose it regardless of the compensation stimulus, as they had already valued their most preferred job attributes. With that, the second research hypothesis - that compensation does not influence the choice whenever valence for auditing is high - was accepted as well. On the other hand, the results also indicate acceptance of the third hypothesis, indicating that those individuals with lower valence were significantly influenced by the compensation factor when choosing the auditing job opening. Although it was not the focus of this research study, it was possible to determine the students' most preferred job attributes, which proved similar to those surveyed in other studies, such as Rendell & Brown (2011) and Leschinsky & Michael (2004). Those factors were: 1. Opportunities for career advancement, 2. Job security and stability, and 3. High remuneration, followed by other factors with lower degrees of importance. The main contribution provided by this research was to evidence the influence of the compensation factor on the attractiveness of the auditing occupation, thereby making it possible to corroborate studies that show remuneration as one of the reasons for the shortage of independent auditors in Brazil, as observed in research by Amorin (2012).
 
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ClaudioMarquesVC.pdf (1.51 Mbytes)
Publishing Date
2014-02-11
 
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