• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.12.2001.tde-01032002-115642
Documento
Autor
Nome completo
Aneide Oliveira Araujo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2001
Orientador
Banca examinadora
Nakagawa, Masayuki (Presidente)
Beyrodt, Ernani Mascarenhas Prestes
Fischmann, Adalberto Americo
Ott, Ernani
Rocha, Welington
Título em português
Contribuição ao estudo de indicadores de desempenho de empreendimentos hoteleiros, sob o enfoque da gestão estratégica.
Palavras-chave em português
custos
desempenho
estratégia
hotel
Resumo em português
Este estudo é resultado de uma investigação interdisciplinar relacionada à gestão estratégica, nas áreas de hotelaria e custos. Examina o papel da gestão de operações de empreendimentos hoteleiros como forma de atingir os objetivos estratégicos destas organizações. A estratégia empresarial abordada nos níveis corporativo, da unidade de negócios e funcional, evidencia a necessidade de implementar e monitorar iniciativas de melhorias operacionais. A contribuição de contabilidade gerencial para a implementação e monitoramento de iniciativas de melhorias operacionais é examinada à luz dos conceitos da gestão estratégica de custos como forma de otimizar a utilização dos recursos e garantir a satisfação dos interesses dos diversos stakeholders. Princípios gerais da gestão de desempenho são abordados como forma de criar um arcabouço conceitual na elaboração de indicadores que atendam os requisitos de informação para orientar o processo de gestão. Conceitos da gestão do fluxo logístico são utilizados para apoiar a compreensão e desenvolvimento de habilidades essenciais que visam a capacitar a empresa para enfrentar o mercado competitivo. Para ilustrar esta abordagem utiliza-se o exemplo do HOTEL, no qual delineiam-se passos para a elaboração e proposta de indicadores específicos do método competitivo identificado como excelência em governança, o qual se baseia no uso dos princípios da logística moderna com o objetivo de obter melhorias no nível de serviço e redução de custos. A proposta de indicadores procura estabelecer o alinhamento das metas operacionais à estratégia do empreendimento, sob as perspectivas econômica e mercadológica, essenciais à sobrevivência e ao sucesso dos negócios em geral.
Título em inglês
Performace measurement in hospitality organizations.
Palavras-chave em inglês
costs
management
performance
strategy
Resumo em inglês
This study is the result of an interdisciplinary investigation related to strategic management, in the area of hospitality and costs. It examines the role of the administration of operations in hotel firms in order to reach the strategic objectives. The managerial strategy in corporate level, in unit of businesses level and in functional level, emphasizes the need of implementing and monitoring initiatives of operational improvements. The contribution of the managerial accounting for the implementation and monitoring of these initiatives is examined according to concepts of cost strategic management as a way of optimizing the use of the resources and to assuring the satisfaction of several stakeholders interests. Basic principles of performance administration are analyzed to build up a conceptual framework to elaborate indicators that support the information requirements to guide the administration process. Management logistics concepts are used to support the understanding and the development of essential abilities that aim at enabling the company to face the competitive market. HOTEL’s example is used to illustrate this approach, in which steps are delineated to elaborate and suggest specific indicators of the competitive method identified as excellence in hotel's housekeeping, based in the use of principles of modern logistics with the purpose of obtain improvements in level service and costs reductions. The purpose of indicators tries to establish the alignment between operational goals and organizational strategy under economical and marketing perspectives, essential to the survival and to the success of businesses in general.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
tde.pdf (649.07 Kbytes)
Data de Publicação
2002-04-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.