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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.12.1996.tde-14042009-113324
Documento
Autor
Nome completo
Ana Cristina Limongi Franca
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1996
Orientador
Banca examinadora
Albuquerque, Lindolfo Galvao de (Presidente)
Coda, Roberto
Costa Neto, Pedro Luiz de Oliveira
Dutra, Joel Souza
Spink, Peter Kevin
Título em português
Indicadores empresariais de qualidade de vida no trabalho: esforço empresarial e satisfação dos empregados no ambiente de manufaturas com certificação ISO 9000
Palavras-chave em português
Biopsicossocial e organizacional (BPSO)
Certificação ISO 9000
Comportamento organizacional
Contrato psicológico de trabalho
Cultura organizacional
Ergonomia
Estrutura organizacional
Ferramentas de gestão de qualidade de vida no trabalho (GQVT)
Gestão de pessoas
Indicadores de qualidade de vida no trabalho
Método de esforço e satisfação
Modelo de gestão de qualidade de vida no trabalho (GQVT)
Motivação
Práticas de qualidade de vida no trabalho
Práticas de recursos humanos
Psicossomática
Saúde ocupacional
Resumo em português
Este trabalho examina Qualidade de Vida no Trabalho nas manufaturas, de médio porte que obtiveram certificação ISO 9000. Nosso principal objetivo foi investigar as prováveis relações entre esforço da empresa e satisfação dos empregados através de indicadores empresariais selecionados com critérios da abordagem biopsicossocial. O método de pesquisa foi estudo de campo, com o modelo de variáveis dependentes e independentes. Os dados foram coletados em 26 empresas e 446 questionários, na Região de São Paulo. Os resultados demonstram inicialmente comparações através de análise exploratória entre gerência de recursos humanos e empregados. A seguir, levantaram-se fatores de satisfação dos empregados, quais sejam: atuação organizacional, necessidades biológicas, inclusão social, prestação de serviços; e fatores de esforço das empresas: imagem, desenvolvimento profissional, administração de recursos humanos, saúde e ética, demandas legais e reposição de energias. Através de análise de conglomerados foram obtidos perfis de atitudes dos empregados. Os perfis são diferenciados entre realização, desconfiança ou crítica à empresa. Finalmente, obtivemos resultados sobre tipos de gestão. Os tipos identificados foram estruturado, reativo e aleatório. Relacionando-se esses tipos de gestão e perfis dos empregados, constatou-se que a satisfação dos empregados localiza-se mais na imagem da empresa e em programas de atendimento a saúde e benefícios, que no tipo de gestão.
Título em inglês
Business indicators of life quality at work: companys effort and employees satisfaction at ISO 9000 certified manufacturers environment.
Palavras-chave em inglês
Bio-psycho-social-organizational (BPSO)
Effort and satisfaction method
Ergonomics
Human resource management
Human resource practices
Indicators of life quality at work
ISO 9000 certification
Models of life quality at work management
Motivation
Occupational health
Organizational behaviour
Organizational culture
Organizational structure
Practices of life quality at work
Psicological work contract
Psicossomatic
Tools of life quality at work management
Resumo em inglês
This work deals with Life Quality at Work at medium-sized manufacturers that had been awarded ISO 9000 certificate. We targeted investigating the potential relationship between companys effort and employees satisfaction through the selected companys indicators based on criteria of the bio-psycho-social approach. Research method was the field study with the model of dependent and independent variables. Data were collected at 26 companies by 446 questionnaires in the São Paulo Region. Results show first comparisons through exploratory analysis of human resources management and employees. Following, employees satisfaction factors were identified as follows: organizational acting, biological needs, social integration, service rendering; so were the companys effort factors: image, professional development, human resources management, health and ethics, legal actions and energy recovery. By means of a cluster analysis, the employees attitude profile was obtained. They were made distinct among accomplishment, discredit or criticism about the company. Finally, we have obtained results related to kinds of management. Identified kinds were structured, reactive and random. After relating these kinds of management and employees profiles, we could find out that employees satisfaction is based more on the companys image and on medical services and benefits than on the kind of management.
 
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Data de Publicação
2009-04-23
 
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