• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.1995.tde-19032007-110557
Documento
Autor
Nome completo
Estevao Anselmo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1995
Orientador
Banca examinadora
Fischmann, Adalberto Americo (Presidente)
Fleury, Maria Tereza Leme
Spink, Peter Kevin
Título em português
Mudanças estratégicas nas empresas: um estudo de caso
Palavras-chave em português
Cultura
Estratégia
Estrutura
Gestão
Mudanças
Poder
Resumo em português
O objetivo deste estudo é responder a três perguntas básicas: "que" mudanças estratégicas têm sido observadas nas empresas que cresceram e diversificaram seus negócios; "por que" essas mudanças ocorrem; e "como" elas são gerenciadas. Para responder a essas perguntas utilizou-se a metodologia do estudo de caso na empresa Mangels, onde foram analisados: o conteúdo das mudanças na estratégia de negócios, na estrutura organizacional, na cultura e na política interna; o contexto externo e interno em que essas mudanças ocorreram; e os processos utilizados para implementá-las. Conclui-se que a Mangels passou por fases distintas de evolução (nascimento, crescimento, maturidade, declínio e revitalização), durante as quais apresentou mudanças características em sua estratégia de negócios, estrutura organizacional, cultura e política interna. Tais mudanças foram provocadas por pressões do ambiente externo (macroeconômico e competitivo) e interno (resultados econômico-financeiros, cultura e política interna), e foram implementadas através de mecanismos graduais ou radicais, dependendo da intensidade das pressões do ambiente.
Título em inglês
Corporate Strategic Changes: a case study
Palavras-chave em inglês
Culture
Management
Power
Strategy
Structure
Resumo em inglês
The purpose of this study is to answer three basic questions: what kind of strategic changes have been observed in companies which increased and diversified their businesses; why these changes occur; and how they were managed. To answer these questions the case study methodology was used on the "Mangels" company. The following issues were analised: changes to the business strategy, organizational structure, culture and internal politics; the external and internal context in which these changes ocurred; and the processes used to implement these changes. The conclusion is that Mangels moved through five distinct life phases (birth, growth, maturity, decline and revitalization), in each of which specific changes to the business strategy, organizational structure, culture and internal politics were observed. These changes occurred in response to external and internal environment pressures, and were implemented by different approaches, gradual or radical, depending on intensity of these environment pressures.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
d_mestrado_eanselmo.pdf (745.48 Kbytes)
Data de Publicação
2007-04-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.