• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.11.2015.tde-28042015-103545
Documento
Autor
Nome completo
Rafael Cesar Tieppo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2015
Orientador
Banca examinadora
Romanelli, Thiago Liborio (Presidente)
Gimenez, Leandro Maria
Milan, Marcos
Molin, Jose Paulo
Silva, Rouverson Pereira da
Título em português
Demanda de energia e custo operacional no planejamento de sistemas mecanizados na produção de grãos
Palavras-chave em português
Agricultura
Mecanização agrícola
Milho
Modelo determinístico
Soja
Terceirização
Resumo em português
Uma alternativa para aquisição de máquinas e implementos agrícolas para atenuar a subutilização ou falta de maquinário é a terceirização das operações mecanizadas, seja esta de forma parcial ou integral. Além de fatores econômicos, a sustentabilidade dos sistemas de produção depende do uso racional dos recursos energéticos. Pelo exposto, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um modelo determinístico para avaliar a terceirização do ponto de vista do custo operacional e a demanda de energia do sistema mecanizado para as culturas de soja e milho. O algoritmo desenvolvido é composto por três módulos, sendo um para o dimensionamento do sistema mecanizado em função da área, tempo disponível e capacidade de campo operacional do maquinário, outro para a predição do custo operacional e um último para a predição da demanda de energia. Utilizando o modelo desenvolvido, verificou-se a viabilidade da terceirização para uma propriedade agrícola e simulou-se o custo operacional e demanda de energia das operações de semeadura, pulverização e colheita, para um cenário composto por diferentes portes de máquinas e tamanhos de área. O modelo desenvolvido apresentou-se consistente para predição de demanda de potência, consumo de combustível e custos para as operações de semeadura, pulverização e colheita. Na simulação de cenários não houve relação entre o custo operacional e demanda de energia para determinação dos conjuntos mais econômicos, demonstrando a importância de determinar ambos quando se busca a eficiência energética.
Título em inglês
Energy demand and operational cost in planning mechanized system to grains productions
Palavras-chave em inglês
Agricultural mechanization
Agriculture
Corn
Outsourcing
Soybean
Resumo em inglês
The partial or full outsourcing is an alternative to acquire new agricultural machinery in order to reduce the sub utilization or insufficient fleet. Besides the economics factors, sustainability of the production system depends on the rational use of energy resources. Therefore, this work aimed to develop a deterministic model to predict the operational cost and energy demand of mechanized operations in soy bean and maize crops. The algorithm is compound by three modules, one for sizing the fleet, one to predict the operational cost and one to predict energy demand. By using the developed model, outsourcing viability for sowing, spraying and harvest in a farm and a scenario with three classes of machinery power of different sizes were determined. The developed model was consistent in predicting fuel consumption, operational costs and energy demand of sowing, spraying and harvest operations. The scenario simulation showed that there is not relation between operational costs and energy demand in order to choose the more economic machine, evidencing the importance of determining both of them when one is seeking for energy efficiency.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-05-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.